.jpg)
23 de Junho de 2009, 09:38

Uma das singularidades do São João é o cruzamento do sagrado e do profano. A festa está ligada ao solstício de Verão, que marca um ritual de passagem e de louvor aos elementos da Natureza e aos sentimentos. Ao mesmo tempo, o dia 24 de Junho é a data de nascimento de São João Baptista, um dos santos mais festejados na Europa. É o santo que baptizou Jesus Cristo e é, além disso, o padroeiro da cidade do Porto.
Manjerico

Durante o São João do Porto é impossível não levar com um alho-porro e um martelo na cabeça. São símbolos de boa sorte. O martelo de plástico é um substituto moderno do alho-porro.
Fogueira e balão
Cascata de São João
Enquanto o presépio é montado no solstício de Inverno, a cascata deve ser erguida no solstício de Verão. É uma tradição única do São João do Porto e tem a figura de São João no centro. Um elemento obrigatório é a água.
Água
A água enquanto elemento que limpa e purifica está presente na já comum orvalhada de São João e nos mergulhos dos mais corajosos na praia da Foz.

Prato principal do São João, são acompanhadas com pimentos assados, broa e um bom vinho português. No dia 24, a tradição manda comer cabrito assado.
Ver também:
Mais sobre o São João do Porto
Imagens dos Santos Populares
São João do Porto - (Fogo de Artifício)
Puxa ótimo texto! Conheci esse ano a festividade de São João em Braga e não percebia nada...hehehe... os martelos, o manjerico... Obrigada!!
ResponderEliminarNão tem que agradecer!
ResponderEliminarAinda bem que gosta da festa do São João, uma das Festas Populares que eu mais adoro!