02/08/22

Ambiente e Ecologia - A pesquisa aponta que só depois de 2500 é que haverá uma subida de temperatura capaz de causar um sexto evento de extinção em massa com uma escala comparável à dos cinco anteriores.


«O próximo evento de extinção em massa na Terra pode já ter data marcada (e é inesperada)

A pesquisa aponta que só depois de 2500 é que haverá uma subida de temperatura capaz de causar um sexto evento de extinção em massa com uma escala comparável à dos cinco anteriores.

Um novo estudo publicado na Biogeosciences fez uma previsão sobre o que podemos esperar do próximo evento de extinção em massa na Terra.

Já por cinco ocasiões nos últimos 540 milhões de anos, a Terra perdeu a maioria das suas espécies num período de tempo geológico relativamente curto. Estes eventos de extinção em massa costumam seguir-se a grandes alterações climáticas causadas pelo choque com asteroides com pela atividade vulcânica.

A nova pesquisa tentou quantificar a estabilidade da temperatura média da superfície da Terra e a biodiversidade do planeta e concluiu que o efeito é geralmente linear — quanto maior a mudança na temperatura, maior o impacto do evento de extinção.

Para eventos de arrefecimento global, as maiores extinções em massa aconteceram quando as temperaturas caíram cerca de 7.ºC. Já para os eventos de aquecimento global, os maiores eventos de extinção deram-se após uma subida de 9.ºC.

Este valor é muito mais alto do que estimativas anteriores, que previam que um aumento de 5,2.ºC já causasse uma extinção em massa na vida marinha comparável com os cinco grandes eventos anteriores.

Se nada mudar, espera-se que a superfície do planeta aqueça cerca de 4,4.ºC até ao final do século. Kunio Kaiho, autor do estudo, prevê que a subida de temperatura de 9.ºC só aconteça depois de 2500 “no pior cenário”.

O cientista não nega que já espécies a desaparecer por causa das alterações climáticas, mas não antecipa que a atual crise climática chegue à mesma proporção que eventos de extinção anteriores, nota o Science Alert.

Para além do grau das alterações climáticas, a velocidade em que acontecem também é importante. O maior evento de extinção na Terra matou 95% das espécies conhecidas na altura e demorou 60 mil anos há cerca de 250 milhões de anos.

No entanto, o aquecimento que verificamos hoje em dia está a acontecer muito mais rápido devido às atividades humanas poluidoras. Apesar do aumento da temperatura não ser tão grande, é possível que morram mais espécies no sexto evento de extinção devido à rapidez das mudanças, que impedem a adaptação das espécies.

“Prever a magnitude da futura extinção antropogénica usando apenas a temperatura à superfície é difícil porque as causas da extinção antropogénica diferem das causas de extinções em massa no tempo geológico”, admite ainda Kaihu.» in https://zap.aeiou.pt/calendario-inesperado-extincao-massa-490941

(Mysterious climate behavior during The Great Dying mass extinction explained)


#ambiente    #ecologia    #extinção

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover