31/08/22

História -, Alguns escritores daquele tempo, como Plínio, Cato e Columella, escreveram sobre um xarope produzido a partir de sumo de uva não fermentado, que de concentrava os seus açúcares naturais.


«Adoçante de chumbo adicionado ao vinho pode ter contribuído para a queda do Império Romano

Para realçar o sabor dos produtos que consumiam, os romanos adicionavam uma versão doce de chumbo ao vinho e à comida que confecionavam. Alguns estudiosos dizem que o envenenamento generalizado por chumbo contribuiu para a queda do poderoso Império Romano.


Alguns escritores daquele tempo, como Plínio, Cato e Columella, escreveram sobre um xarope produzido a partir de sumo de uva não fermentado, que de concentrava os seus açúcares naturais. De acordo com o Ancient Origins, se o sumo fosse reduzido para um terço do seu volume original, chamava-se sapa – ou “açúcar de chumbo”.

Os romanos ferviam o sumo em recipientes feitos de ligas de chumbo, permitindo que este elemento nocivo se infiltrasse na calda. Quando esse elemento reagia com os iões de acetato dava origem ao acetato de chumbo, um composto químico altamente tóxico. O sapa continha níveis de chumbo 200 vezes superiores ao recomendado.

Ao descobrirem uma forma de transformar o açúcar de chumbo em cristais o consumo expandiu-se e este começou a ser utilizado também na cozinha. No livro de receitas de Apício, um gastrónomo romano do século IV, quase um quinto das receitas eram feitas com açúcar de chumbo na forma de xarope.

De acordo com os escritos antigos, os romanos estavam conscientes dos perigos do consumo de chumbo. Os efeitos secundários incluíam demência, infertilidade, dificuldades cognitivas, fadiga, gota e, eventualmente, falência múltipla de órgãos.

O açúcar de chumbo não era a única fonte de envenenamento por chumbo na Roma Antiga: os romanos também bebiam água transportada através de tubos de chumbo.» in https://zap.aeiou.pt/adocante-chumbo-queda-imperio-romano-495669

(How an Artificial Sweetener May Have Destroyed the Roman Empire)

#história    #impérioromano    #chumbo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover