29/08/22

Paleontologia - A seca que vários territórios estão a ultrapassar tem deixado a descoberto monumentos e tesouros há muito protegidos ou esquecidos.


«Seca deixa a descoberto algumas das maiores pegadas de dinossauros alguma vez identificadas

A seca que vários territórios estão a ultrapassar tem deixado a descoberto monumentos e tesouros há muito protegidos ou esquecidos.

É o caso de dos rastos de répteis gigantes encontrados no Parque do Vale do Dinossauro, evidenciado a presença dos animais há cerca de 113 milhões de anos, descreveu um funcionário citado pela AFP.

Fotos publicadas no Facebook mostram pegadas de três dedos que acompanhavam a travessia de um leito seco de um rio no Texas. É “uma das mais longas pegadas de dinossauros do mundo”, pode ler-se numa das legendas que acompanha as imagens. Stephanie Salinas Garcia, do Departamento de Parques e Vida Selvagem do Texas, disse que o tempo seco tornou os trilhos visíveis.

“Devido às condições de seca excessiva no Verão passado, o rio secou completamente na maioria dos locais, permitindo que mais pistas fossem descobertas aqui no parque”, disse ela. “Em condições normais do rio, estes trilhos mais recentes estão debaixo de água e são normalmente preenchidos com sedimentos, tornando-os enterrados e não tão visíveis”, disse Garcia.

A maioria dos rastos recentemente revelados foram feitos pelo Acrocanthosaurus, que pesava 6.350 quilos na fase adulta e tinha 4,5 metros de altura. Um outro dinossauro, o Sauroposeidon, também deixou vestígios no parque.

O parque público — localizado nas proximidades da cidade de Dallas — esteve outrora à beira de um antigo oceano, o que propiciou que os dinossauros deixassem pegadas na lama.

Enquanto a seca revelou os trilhos, a chuva está na previsão, o que significa que provavelmente serão cobertos novamente. “Em breve serão novamente enterrados pela chuva e pelo rio, pelo que o Parque Estadual do Vale do Dinossauro continuará a proteger estes rastos de 113 milhões de anos não só para as gerações presentes, mas também para as gerações futuras”, disse Garcia.» in https://zap.aeiou.pt/dinosaur-footprints-revealed-in-texas-are-among-the-longest-trails-ever-found-494940

(Pegada gigante de dinossauro é revelada após seca em rio no Texas)

#paleontologia    #seca    #ambiente    #ecologia    #mundo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover