14/12/21

Ambiente e Ecologia - A Organização Meteorológica Mundial (OMM) validou hoje a temperatura recorde de 38° Celsius no Ártico, registada na cidade russa de Verkhoyansk em 20 de junho de 2020, um novo “sinal de aviso sobre as alterações climáticas”.


«Ártico: ONU valida temperatura recorde de 38 graus em junho de 2020

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) validou hoje a temperatura recorde de 38° Celsius no Ártico, registada na cidade russa de Verkhoyansk em 20 de junho de 2020, um novo “sinal de aviso sobre as alterações climáticas”.

“Este novo registo ártico é uma das observações reportadas ao arquivo de climas extremos da OMM, uma agência da ONU, que está a soar o alarme sobre as mudanças sofridas pelo nosso clima”, salientou o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, observando que no mesmo ano a Antártida também registou um recorde de 18,3°C.

Verkhoyansk situa-se cerca de 115 quilómetros a norte do Círculo Ártico e as temperaturas têm sido aí medidas desde 1885.

Esta região da Sibéria Oriental tem um clima continental muito seco, resultando em invernos muito frios e verões muito quentes.

“Este inquérito destaca o aumento das temperaturas numa região que é importante para o resto do mundo em termos de clima”, pelo que é importante monitorizá-la continuamente, disse o relator da OMM sobre clima e extremos climáticos, Randall Cerveny.

Os investigadores da OMM estão a tentar “verificar uma temperatura de 54,4°C registada em 2020 e 2021 no local mais quente da Terra, o Vale da Morte na Califórnia, e também validar um novo recorde europeu de calor de 48,8°C estabelecido na Sicília este Verão”, disse Taalas.

O grupo de peritos responsáveis pela certificação destes registos examina a validade dos instrumentos utilizados para medição e a coerência com a meteorologia atual.» in https://multinews.sapo.pt/noticias/artico-onu-valida-temperatura-recorde-de-38-graus-em-junho-de-2020/

(ONU vai analisar temperatura de 38°C na Sibéria; Europa tem onda de calor)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover