25/03/18

Amarante Restauração - A Casa da Calçada, construída no início do século XVI em Amarante, faz parte da história da cidade.



«Casa amarantina com estrela e história
23 DE MARÇO DE 2018 - 13:04

Referência no mundo da alta gastronomia, o Largo do Paço é restaurante integrado em unidade hoteleira de charme instalada em histórica casa de Amarante.

A Casa da Calçada, construída no início do século XVI em Amarante, faz parte da história da cidade.

A localização estratégica foi determinante para nela ser instalado, em 1809, o comando luso-britânico dos generais Silveira e Wellesley na defesa da ponte, durante a 2.ª das Invasões Francesas.

Incendiada durante a sangrenta refrega, a velha mansão foi reconstruída e comprada, na segunda metade do século XIX, pela família de um dos mais notáveis amarantinos: António do Lago Cerqueira.

Primeiro presidente da câmara local após a implantação da República, foi deputado e ministro. Exilado em Paris, frequentou o curso de viticultura e vinificação, cujos ensinamentos aplicou quando plantou, com grande sucesso, as vinhas nos socalcos da Casa da Calçada, sobranceiros ao rio Tâmega.

Hoje, o vinho verde da sub-região de Amarante, onde predomina a casta azal, é um dos produtos de referência da cidade e da comunidade intermunicipal Tâmega e Sousa, empenhada na sua promoção e divulgação em ações locais.

No estrelado restaurante Largo do Paço, espaço marcado pelo requinte e conforto, integrado naquela luxuosa unidade hoteleira, a carta apresenta entradas frias e quentes; um capítulo de peixes e outro de carnes. A terminar, as sobremesas.

Na lista figuram dois menus de degustação:

Caminhos, com sete momentos - A floresta; o mar; perdiz vermelha; cozido à portuguesa, com bacalhau, cabeça de xara e caldo do cozido; leitão à Bairrada; leite de cabra e para terminar Há algodão doce.

Identidade, com nove momentos - enguia; foie gras, com pera rocha, cacau e especiarias; o mar, que integra lavagante, vieira e algas; lavagante azul; robalo selvagem, com sapateira, tupinambo e champanhe; pato de Landes; bovino maturado; Douro, com vinho do Porto e amêndoa e suspiro.

O chef Tiago Bonito, em fase ascensional no domínio da alta gastronomia nacional, elaborou menu especial para experiência vínica baseada em referências da Casa da Calçada, com assinatura do enólogo João Cabral de Almeida.

Para entrada, o carpaccio de polvo, pimento fumado, azeitona verde e sala, excelente pela frescura e textura de sabores, foi harmonizado com o elegante Calçada Alvarinho Loureiro de 2016.

Como prato principal foi proposta uma presa de porco bolota, batata doce Aljezur e amêijoa à Bulhão Pato. Para acompanhar este prato, mais substancial e bem elaborado, o Reserva 2016.

O doce final teve como protagonista o pastel de nata, comido à colher e saboreado com espumante Casa da Calçada.

Um epílogo a condizer com uma enriquecedora experiência enogastronómica.

Onde fica:
Localização: Largo do Paço 6, 4600-017 Amarante
Telef.: 255 410 830

GPS:
Latitude: 41°16'5" N
Longitude: 8°4'40" W» in https://www.tsf.pt/sociedade/interior/casa-amarantina-com-estrela-e-historia-9209189.html


Conheça o "novo" Largo do Paço, em Amarante!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover