Sete dos 37 charutos cubanos em leilão.
Em 1857, o SS América Central, conhecido como o “Navio do Ouro”, afundou-se no Oceano Atlântico. Durante 134 anos, o navio naufragado foi o lar de vários artefactos, entre eles 37 charutos, que serão leiloados em maio deste ano. Segundo a organização do evento, estes ainda se podem fumar.
O naufrágio do SS América Central foi de tal forma que matou mais de 400 passageiros. Os charutos sobreviveram e foram recuperados em 1991, relatou o Interesting Engineering.
De acordo com Fred Holabird, presidente da Holabird Western Americana Collections – a organização por trás do leilão, que decorrerá entre 04 e 05 de março -, os charutos ainda estão em excelentes condições.
“Está muito frio no local do naufrágio do navio SS América Central, entre 2 e 3 graus centígrados. Trata-se de um refrigerador escuro, de alta pressão, salgado, de mar profundo”, disse Bob Evans, cientista chefe que estava nas missões de recuperação.
Segundo o responsável, a bagagem dos passageiros encontrada nos destroços em redor do local principal do naufrágio não estavam desfeitas nem abertas – o couro das malas limitava a circulação da água.
Logo após o navio ter afundado, todo o oxigénio foi consumido e as condições anaeróbicas prevaleceram durante a maior parte dos 130 ou mais anos até que duas malas foram recuperadas, incluindo a de um homem chamado de Mr. Dement, explicou Bob Evans.
“Quando abrimos o baú do Dement, vimos algumas dezenas de charutos que tinham sido colocados em cima de roupas e outros artigos. Empapados, os charutos foram cuidadosamente colocados numa tela de fibra de vidro e lentamente liofilizados durante os meses seguintes para os conservar”, acrescentou.
O “Navio de Ouro” era uma navio a vapor que operava entre a costa ocidental e a oriental dos Estados Unidos. Numa das viagens, em setembro de 1857, transportava um pouco mais de 550 passageiros e 2 milhões de dólares em ouro (300 milhões de dólares nos dias de hoje) quando se afundou.
O navio afundou-se ao largo da costa do estado norte-americano da Carolina do Sul. Morreram 425 passageiros, incluindo o capitão. Nas operações de salvamento foram resgatadas 150 pessoas.
O ouro foi perdido, até que 128 anos mais tarde, em 1985, foi formado o grupo Columbus-America Discovery, que recupero uma tonelada de moedas e barras de ouro dos escombros.
O naufrágio do SS America Central é comparável ao do Titanic.
ZAP //» in https://zap.aeiou.pt/charutos-fundo-mar-fumados-524879
#história #arqueologia #ssaméricacentral #naviodoouro #charutos
Sem comentários:
Enviar um comentário