03/03/23

História e Arqueologia - Em 1857, o SS América Central, conhecido como o “Navio do Ouro”, afundou-se no Oceano Atlântico e durante 134 anos, o navio naufragado foi o lar de vários artefatos, entre eles 37 charutos, que serão leiloados em maio deste ano.


«Charutos que ficaram 134 anos no fundo do mar ainda podem ser fumados

Sete dos 37 charutos cubanos em leilão.

Em 1857, o SS América Central, conhecido como o “Navio do Ouro”, afundou-se no Oceano Atlântico. Durante 134 anos, o navio naufragado foi o lar de vários artefatos, entre eles 37 charutos, que serão leiloados em maio deste ano. Segundo a organização do evento, estes ainda se podem fumar.

O naufrágio do SS América Central foi de tal forma que matou mais de 400 passageiros. Os charutos sobreviveram e foram recuperados em 1991, relatou o Interesting Engineering.

De acordo com Fred Holabird, presidente da Holabird Western Americana Collections – a organização por trás do leilão, que decorrerá entre 04 e 05 de março -, os charutos ainda estão em excelentes condições.

“Está muito frio no local do naufrágio do navio SS América Central, entre 2 e 3 graus centígrados.Trata-se de um refrigerador escuro, de alta pressão, salgado, de mar profundo”, disse Bob Evans, cientista chefe que estava nas missões de recuperação.

Segundo o responsável, a bagagem dos passageiros encontrada nos destroços em redor do local principal do naufrágio não estavam desfeitas nem abertas – o couro das malas limitava a circulação da água.

Logo após o navio ter afundado, todo o oxigénio foi consumido e as condições anaeróbicas prevaleceram durante a maior parte dos 130 ou mais anos até que duas malas foram recuperadas, incluindo a de um homem chamado de Mr. Dement, explicou Bob Evans.

“Quando abrimos o baú do Dement, vimos algumas dezenas de charutos que tinham sido colocados em cima de roupas e outros artigos. Empapados, os charutos foram cuidadosamente colocados numa tela de fibra de vidro e lentamente liofilizados durante os meses seguintes para os conservar”, acrescentou.

O “Navio de Ouro” era uma navio a vapor que operava entre a costa ocidental e a oriental dos Estados Unidos. Numa das viagens, em setembro de 1857, transportava um pouco mais de 550 passageiros e 2 milhões de dólares em ouro (300 milhões de dólares nos dias de hoje) quando se afundou.

O navio afundou-se ao largo da costa do estado norte-americano da Carolina do Sul. Morreram 425 passageiros, incluindo o capitão. Nas operações de salvamento foram resgatadas 150 pessoas.

O ouro foi perdido, até que 128 anos mais tarde, em 1985, foi formado o grupo Columbus-America Discovery, que recupero uma tonelada de moedas e barras de ouro dos escombros.

O naufrágio do SS America Central é comparável ao do Titanic.

ZAP //» in https://zap.aeiou.pt/charutos-fundo-mar-fumados-524879

(Exhiben en EEUU el "Jardín Dorado" del naufragio del SS Central America)

#história    #arqueologia    #ssaméricacentral    #naviodoouro    #charutos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover