19/03/23

F.C. do Porto Basquetebol: F.C. do Porto 72 vs Sporting C.P. 71 - FC Porto recebeu e venceu o Sporting na 3.ª jornada do Grupo A da Liga de basquetebol.


«PORTO ATÉ AO FIM 
19 DE MARÇO DE 2023 14:13

FC Porto recebeu e venceu o Sporting (72-71) na 3.ª jornada do Grupo A da Liga de basquetebol.

A equipa de basquetebol do FC Porto regressou aos bons resultados com uma vitória suada e saborosa frente ao Sporting. Regressados da Finlândia, onde terminaram a histórica campanha europeia, os Dragões venceram os de Alvalade pela margem mínima (72-71) no Dragão Arena e ascenderam à liderança partilhada da segunda fase da Liga com 45 pontos, tantos quantos ambos os rivais da Segunda Circular.

Algo ansiosa, desgastada e privada de duas figuras de proa - Teyvon Myers cumpriu castigo e Charlon Kloof continua lesionado -, a equipa da casa consentiu que os visitantes entrassem a dominar praticamente todos os capítulos da estatística num confronto entre as duas melhores defesas da Liga. Prova disso foi o facto de a pontuação portista nos dez minutos inaugurais ter estado a cargo de somente dois jogadores - oito de Max Landis e cinco de Michael Finke -, o que permitiu aos lisboetas um avanço de cinco (13-18).

Esse avanço chegou a duplicar no segundo período (22-32), até Miguel Maria Cardoso, Francisco Amarante e Marvin Clark II se chegarem à frente e contribuírem de forma decisiva para o parcial de 12-4 que diminuiu o atraso para apenas uma posse de bola ao intervalo (34-36).

O que quer que Fernando Sá tenha dito aos atletas na cabine funcionou na perfeição e a etapa complementar não poderia ter começado melhor. Três triplos consecutivos contribuíram de sobremaneira para um arranque perfeito (11-0) que deu a volta ao marcador e reforçou a tendências exteriores de ambos os conjuntos: 11 lançamentos convertidos pelo FC Porto desde o perímetro contra um só pelo Sporting.

A vencerem por seis (57-51) à entrada para o derradeiro quarto, os azuis e brancos voltaram num ápice aos dois dígitos de vantagem, mas a cabeça fria demonstrada na defesa não se refletia na tabela oposta e essa superioridade desvaneceu tão depressa quanto havia surgido. Com tudo empatado a um minuto da buzina, Brian Conklin concretizou o primeiro lance livre, falhou o segundo e não concretizou o último ataque, mas o único ponto marcado nos 60 segundos finais foi suficiente para decidir o clássico (72-71)

“É uma vitória muito importante que coloca as três equipas no primeiro lugar mas, mais do que a vitória, o que me deixa satisfeito é a forma como os jogadores reagiram perante a quantidade de jogos e falta de treinos. Fizemos um treino, tivemos 7 jogos em 22 dias e a sobrecarga física e mental é grande, porque jogando a um nível superior as derrotas acontecem mais vezes e são difíceis de digerir. Esta resposta faz parte do progresso e da preparação para o nível a que queremos estar nos playoffs”, declarou Fernando Sá após o término da contenda.

A campanha no Grupo A prossegue com uma receção aos açorianos do Lusitânia agendada para as 20 horas de quarta-feira (FC Porto TV/Porto Canal).

FICHA DE JOGO

FC PORTO-SPORTING, 72-71

Liga Portuguesa de Basquetebol, Grupo A, 3.ª jornada

19 de março de 2023

Dragão Arena

Árbitros: Luís Lopes, Nuno Monteiro e Pedro Lourenço

FC PORTO: Miguel Maria (10), Max Landis (18), Marvin Clark II (18), Brian Conklin (3) e Michael Finke (8) 

Suplentes: Vlad Voytso, Keven Gomes, Francisco Amarante (6), João Guerreiro (3), Pedro Santos, Miguel Queiroz (6) e Luís Silva

Treinador: Fernando Sá

SPORTING: Travante Williams (9), João Fernandes, André Cruz (6), Gerald Armwood (9) e Marcus Lovett Jr. (22)

Suplentes: Eddy Polanco (1), Ricardo Monteiro (2), Marko Loncovic (3), Diogo Ventura (7), António Monteiro, Diogo Araújo e Joshua Patton (12)

Treinador: Pedro Nuno

Ao intervalo: 34-36

Parciais: 13-18, 21-18, 23-15 e 15-20» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20230319-pt-porto-ate-ao-fim

#fcporto    #basquetebol    #maxlandis    #miguelqueiroz

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover