17/03/23

Amarante Educação - Três alunos do Colégio S. Gonçalo, em Amarante, apresentaram-se hoje no estabelecimento de ensino vestidos com roupas de mulher.


«Vestiram-se com roupas femininas e foram chamados à direção do Colégio S. Gonçalo

POLÉMICA. Três alunos do Colégio S. Gonçalo, em Amarante, apresentaram-se hoje no estabelecimento de ensino vestidos com roupas de mulher.  A situação, que terá provocado algum alvoroço entre a comunidade escolar, terá levado a que a direção desta escola diocesana chamasse ao gabinete os jovens, repreendendo-os, adianta o Jornal de Notícias (JN).

Entre os alunos corre o rumor que os jovens foram alvo de um processo disciplinar, facto que não conseguimos confirmar junto das partes. Alunos e direção da escola remeteram-se ao silêncio, confirmado apenas o episódio do vestuário feminino. 

Os jovens terão feito uma aposta entre colegas de que iriam entrar no Colégio vestidos de mulher. E assim ganharam a aposta, quando, logo pela manhã, se apresentaram no estabelecimento de ensino de vestido justo e curto com pernas à mostra. Assim, vestidos de mulher, entraram de mão dada, refere o matutino portuense. 

Pouco depois, a direção da escola tomou conhecimento do episódio e chamou os alunos em causa ao gabinete. Quando chegaram diante da diretora adjunta, Ana Venâncio, os rapazes já estavam ‘normalmente’ vestidos com roupas masculinas. Na lógica do ver para crer, a responsável terá ordenado aos jovens que se vestissem com as roupas de mulher e voltassem ao gabinete. Os jovens assim o terão feito. Quando chegaram ter-lhes-á sido comunicado de que iriam ser alvo de um processo disciplinar e que tinham cinco minutos para abandonarem as instalações do Colégio, pode ler-se no JN.

Contactada pelo jornal, Ana Venâncio disse apenas que se trata de um episódio interno da escola e que internamente está a ser resolvido pela gestão da escola e, como tal, não irá falar publicamente sobre o assunto. 

Um dos jovens disse que “era melhor não falar sobre o assunto”, confirmando apenas que usou “roupas da mãe”. O outro colega manteve o telefone desligado. Ambos são alunos do 12º ano, do curso de mecânica.

António Orlando» in https://tamega.tv/2023/03/16/vestiram-se-com-roupas-femininas-e-foram-chamadas-a-direcao-do-colegio-s-goncalo/

https://www.tiktok.com/@jornalistacesar/video/7211247262557588742

#amarante    #educação    #colégiodesãogonçalo

#indisciplina

3 comentários:

  1. Ou temos igualdade de género ou não. Foi uma piada deles e até achei importante este gesto social,cultural e político. Os miúdos estiveram muito bem! É estúpido castigá-los. Parabéns aos miúdos do Colégio de São Gonçalo! Temos juventude na terra! Se lá estivesse até tirava uma selfie com eles. É uma espécie de Gil Vicente num futuro de Auto da Igualdade de Género. Fizeram teatro de rua. Deixem os miúdos! Eu adorei a atitude deles. Estou a ver que também era expulso da instituição. As regras administrativas não devem ser utilizadas! Pois os miúdos utilizaram o Direito Constitucional, o Direito à Liberdade de Expressão Artística! Já basta aquilo que eu estou a viver com o Ministro de Educação. Até a mim me apetece ir ao Colégio vestido de mulher! Bá!! Deixem os miúdos! Estiveram bem e acabou!

    ResponderEliminar
  2. Foi algo inusitado e muito engraçado!

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover