AJM/FC Porto recebeu e venceu o Vitória de Guimarães por 3-0 na última jornada da 2.ª fase da Liga.
A AJM/FC Porto fechou a prestação na segunda fase da Liga em primeiro lugar e com uma vitória por margem máxima frente ao Vitória de Guimarães (3-0). As bicampeãs nacionais vão defrontar o quarto classificado do campeonato - que só será conhecido no próximo domingo, assim que a jornada terminar - nas meias-finais dos play-offs.
O adversário começou melhor e até chegou à dezena de pontos em vantagem (10-6), mas uma resposta com cinco pontos consecutivos das portistas permitiu-lhes passar para a frente do placar (11-10). Nova investida vimaranense resultou em quatro bolas de set (24-20), que foram genialmente anuladas com seis pontos consecutivos da AJM/FC Porto e a vitória no primeiro jogo (26-24).
Embaladas por um final de set à líder, as azuis e brancas estiveram sempre na frente no segundo set, que venceram tranquilamente por 25-18, e transportaram essa mesma confiança para o terceiro e derradeiro jogo, que foi bem mais equilibrado: as atletas de Rui Moreira começaram melhor e estiveram a vencer por 10-7, mas as oponentes conseguiram correr atrás do resultado e passar mesmo para a frente (17-14). As portistas deram nova prova de que não são líderes por acaso, empataram o jogo a 17 e obrigaram Hélder Andrade a parar o duelo. De regresso à quadra, alcançaram um parcial de 3-0 (20-17) e encaminharam-se para o triunfo final (25-21).
“É sempre melhor voltarmos para a nova semana em cima de uma vitória. Sabíamos que era o último jogo desta fase e tínhamos o objetivo de somar mais três pontos para ser mais um momento positivo de trabalho e de preparação para a final 4 da Taça de Portugal no próximo fim de semana. Tínhamos também a responsabilidade, como temos sempre, de encarar este jogo para ganhar e foi o que aconteceu. Espero o máximo de entrega e de dedicação, muitas das atletas estão habituadas a estes momentos. Fizemos uma época muito positiva até ao momento, mas sabemos que de nada vale se não colocarmos as mãos em troféus. Não começámos bem o jogo na receção e na defesa, acumulámos muitos erros não forçados e isso manteve o adversário no jogo. Quando conseguimos equilibrar o nível da defensivo, passámos a ter mais capacidade de jogar na transição e aí temos atacantes com muitos recursos. Apesar de não ter sido um bom jogo a nível técnico, acabámos por resolver os problemas dessa forma”, afirmou Rui Moreira após o final do encontro.
O próximo fim de semana é de decisões para a AJM/FC Porto. Em Viana do Castelo, as portistas vão disputar a final 4 da Taça de Portugal. O encontro das meias-finais joga-se às 18h00 de sexta-feira frente ao Vilacondense (Sport TV 6).
AJM/FC PORTO-VITÓRIA DE GUIMARÃES, 3-0
Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Feminina, 2.ª fase, 14.ª jornada
3 de março de 2023
Pavilhão do Centro Luso-Venezolano, em Santa Maria da Feira
Árbitros: José Caramez e Vítor Gonçalves
AJM/FC PORTO: Joana Resende e Ana Matos (líberos); Aline Delsin, Jurja Vlasic, Ana Karina Gamboa, Klára Vyklicka, Janaina Vieira, Victória Pinto, Thuany Bardin, Tia Jimerson, Beatriz Moreira e Kyra Holt
Treinador: Rui Moreira
VITÓRIA DE GUIMARÃES: Maria Marques e Raquel Silva (líberos); Jéssica Miranda, Sashiko Heredia, Grécia Lopez, Manuele Silva, Maria Giorgi, Magda Conceição, Nayara Ferreira, Raquel Silva, Elif Öner e Ana Nunes
Treinador: Hélder Andrade
Parciais: 26-24; 25-18; 25-21» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20230303-pt-nota-de-lider-antes-dos-play-offs
Sem comentários:
Enviar um comentário