Uma equipa de arqueólogos descobriu o túmulo de uma rainha egípcia chamada Neith, cuja existência era desconhecida até agora.
Embora a realeza do antigo Egito seja altamente esmiuçada, não havia registos de nenhuma rainha Neith.
“Descobrimos que o nome dela era Neith e ela nunca tinha sido conhecida no registo histórico”, disse Zani Hawass, egiptólogo do Ministério de Antiguidades do Egito, em declarações ao Live Science. “É incrível reescrever literalmente o que sabemos da História, adicionando uma nova rainha aos nossos registos”
Os investigadores encontraram ainda uma série de caixões, múmias e artefactos, além de uma rede de túneis. A descoberta foi feita no sítio arqueológico de Saqqara, em Giza.
“Os caixões têm rostos individuais, cada um único, distinguindo entre homens e mulheres, e são decorados com cenas do Livro dos Mortos”, detalhou ainda Hawass. “Cada caixão também tem o nome do falecido e muitas vezes mostra os Quatro Filhos de Hórus, que protegiam os órgãos do falecido”.
Neith era a deusa egípcia da guerra e padroeira da cidade de Saís. A deusa permaneceu uma figura importante no Egito por um período extremamente longo.
De acordo com o All That’s Interesting, algumas lendas dizem que a deusa esteve presente na criação do mundo, enquanto outras lendas dizem que é mãe de Rá. Há ainda relatos de que pode ter sido a mãe do deus Sobek.
As escavações em Saqqara decorrem desde 2020, produzindo uma grande quantidade de novas descobertas, recorda o site Artnet. Os mais recentes incluem a múmia de uma mulher com uma máscara de ouro maciço, peças de jogo para o antigo jogo de Senet, um enorme sarcófago de calcário e um soldado enterrado com um machado de metal na mão.» in https://zap.aeiou.pt/conhecia-a-rainha-neith-509187
Sem comentários:
Enviar um comentário