04/11/22

Saúde - Poderá o consumo de uma chávena de café ser uma forma eficaz de se proteger contra a infeção por coronavírus?


«Beber café pode protegê-lo de contrair covid-19

Poderá o consumo de uma chávena de café ser uma forma eficaz de se proteger contra a infeção por coronavírus? O que ainda não foi provado na prática é pelo menos muito plausível, de acordo com uma nova investigação.

Num estudo publicado recentemente na Food & Function, uma equipa liderada pelo químico Nikolai Kuhnert, da Universidade de Jacobs, na Alemanha, concluiu que o ácido clorogénico, que se encontra no café, inibe em 50% a interação entre a proteína do coronavírus e o recetor ACE-2 – o local de acoplamento do vírus na célula humana.

Uma chávena de café, com cerca de 200 mililitros, contém 100 miligramas de ácido clorogénico. As experiências no laboratório mostraram que essa concentração de ácido clorogénico é suficientemente elevada para impedir o acoplamento da proteína ao ACE-2 e, portanto, inibir o processo de infeção.

Contudo, para comprovar que esse processo também funciona na prática, é necessária mais investigação, referiu um artigo do PhysOrg, que cita o estudo. Também serão necessários mais estudos para determinar quanto tempo duraria o efeito inibitório do ácido clorogénico.

“Como químicos, não podemos” determinar “se beber café poderia realmente servir como medida preventiva de proteção contra a infeção. Mas podemos dizer que é plausível”, referiu o investigador.

“Muitas pessoas bebem café, e já está bem estabelecido que este tem muitos outros efeitos positivos”, acrescentou, assinalando que os consumidores regulares deste produto têm uma menor probabilidade de sofrer de diabetes tipo II.

As descobertas sobre a interação entre o café e o coronavírus serão agora comunicadas a uma comunidade de investigação mais vasta. “Estudos epidemiológicos poderão determinar se os consumidores regulares de café ficam ou não” mais imunes mais “ao vírus”, disse ainda Nikolai Kuhnert.

ZAP //» in https://zap.aeiou.pt/beber-cafe-protege-lo-covid-19-506151

(Café no combate à Covid-19)

#saúde    #covid-19    #café    #benefícios

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover