24/11/22

F.C. do Porto Basquetebol: F.C. do Porto 75 vs Fribourg 76 (a.p.) - A equipa de basquetebol do FC Porto carimbou o passaporte rumo à ronda seguinte da FIBA Europe.


«MAR AZUL LEVOU A BOM PORTO 
23 DE NOVEMBRO DE 2022 20:47

FC Porto venceu após prolongamento em casa do Fribourg (75-76) e está na fase seguinte da FIBA Europe Cup

A equipa de basquetebol do FC Porto carimbou o passaporte rumo à ronda seguinte da FIBA Europe. Cup pela primeira vez na história do clube. Com dois clássicos caseiros nas pernas, mas com um forte apoio da comunidade emigrante, os Dragões foram à Suíça bater o Fribourg Olympic no prolongamento por 75-76 e garantir a qualificação para a segunda fase de grupos da quarta competição europeia da modalidade.

De parada e resposta, o encontro começou com um parcial 4-0 anulado por outro de 0-7 e assim prosseguiu - com o FC Porto certeiro no perímetro e o Fribourg mais forte junto das tabelas. Empurrados fantástica atmosfera criada pela diáspora nas bancadas do Site Sportif Saint-Léonard, os azuis e brancos mantiveram a pontaria nos triplos e o comando do marcador. Ao intervalo, uma vantagem que chegou a ser de 12 era de oito (29-37).

Teyvon Myers somava oito pontos em apenas meia parte de utilização e a toada inverteu-se no início da segunda. Com quase o dobro das faltas e eficácia zero no tiro exterior ao cabo dos primeiros dois períodos e meio, os helvéticos acertaram três triplos no espaço de um minuto e recolocaram-se na frente pela primeira vez desde o 4-2 inicial. 

A partir daí começou um jogo completamente diferente e que fez jus ao que se previa: equilibrado, bem discutido e com duas equipas assertivas no processo defensivo e ofensivo. Guiados pela dupla de bases norte-americanos e com Brian Conklin imponente debaixo do cesto - mesmo depois de terem estado a perder por quatro -, os portistas nunca baixaram os braços apesar de terem deixado escapar uma série de ressaltos antes dos suíços marcarem a bola que empatou o jogo a 70.

Nenhum dos conjuntos se conseguiu distanciar no decorrer do prolongamento muito por culpa da falta de acerto dos dois lados do campo nos momentos decisivos e também pelos ressaltos desperdiçados. O time-out pedido por Petar Aleksić a 66 segundos da buzina deu início a um final impróprio para cardíacos: dois lances livres para a liderança falhados por Arnaud Cotture, o FC Porto a ter a mesma pontaria no cesto contrário e último ataque para a formação da casa. Na conversão, Natan Jurkovitz falhou por completo o aro, Finke sofreu falta no ressalto e falhou os dois lançamentos livres (um sem querer e outro de propósito) a um segundo do fim. Mas pouco importava, já que a buzina viria a soar de imediato para assinalar o triunfo dos da Invicta pela margem mínima.

De volta ao Dragão Arena e à Liga Portuguesa, sábado há duelo caseiro com o Lusitânia (20h00, FC Porto TV/Porto Canal).

FICHA DE JOGO

FRIBOURG OLYMPIC- FC PORTO, 75-76 (a.p.)

FIBA Europe Cup, Grupo C, 5.ª jornada

23 de novembro de 2022

Site Sportif Saint-Léonard, em Friburgo (Suíça)

Árbitros: Haris Bijedic (Bósnia), Valerio Grigioni (Itália) e Zoran Mitrovski (Macedónia)

FRIBOURG: Paul Gravet (2), Davonta Jordan (4), Natan Jurkovitz (4), Matt Nilon (11) e James Jr. Padgett (14)

Suplentes: Arnaud Cotture (4), Milos Jankovic (7), Jonathan Kazadi (14), Boris Mbala (8), Uro Nikolic (2), Justin Roberts (5) e Yuri Solcà

Treinador: Petar Aleksić

FC PORTO: Francisco Amarante (8), Max Landis (9), Charlon Kloof (9), Michael Finke (5) e Miguel Queiroz (6)

Suplentes: Teyvon Myers (15), Miguel Maria (4), Vlad Voytso (2), Danjel Purifoy, João Guerreiro, Brian Conklin (18) e Keven Gomes

Treinador: Fernando Sá

Ao intervalo: 29-37

Parciais: 14-17; 15-20; 25-15; 16-18; 5-6» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20221123-pt-mar-azul-levou-a-bom-porto

#fcporto    #basquetebol    #fibaeuropecup

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover