26/10/21

Criminalidade - A operação “Dark Hun TOR” levou à detenção de vários suspeitos considerados como "alvos importantes" para a Europol. As autoridades apreenderam também 26,7 milhões de euros em dinheiro e em Bitcoin, além de drogas e armas.


«Europol detém 150 suspeitos em operação contra rede de comércio ilegal na dark web

A operação “Dark Hun TOR” levou à detenção de vários suspeitos considerados como "alvos importantes" para a Europol. As autoridades apreenderam também 26,7 milhões de euros em dinheiro e em Bitcoin, além de drogas e armas.

Uma operação contra o comércio ilegal na dark web levou à detenção de cerca de 150 suspeitos, anunciou a Europol. De acordo com a polícia europeia, a operação, conhecida como “Dark Hun TOR”, “consistiu numa série de ações separadas, mas complementares na Austrália, Bulgária, França, Alemanha, Itália, Países Baixos, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos".

As autoridades apreenderam 26,7 milhões de euros em dinheiro e em Bitcoin, além de drogas, incluindo 25.000 comprimidos de ecstasy, 45 armas de fogo. A operação segue o desmantelamento em janeiro do DarkMarket, visto como um dos principais mercados do mercado negro cibernético, sob a liderança das forças policiais alemãs.

A operação resultou na detenção de 65 pessoas nos Estados Unidos, além de 47 detenções na Alemanha, 24 no Reino Unido, quatro na Itália e quatro nos Países Baixos. Vários dos detidos "eram alvos importantes" para a Europol.

Já na Itália, numa operação coordenada com a Eurojust, a agência de cooperação judiciária da União Europeia, a polícia encerrou também os mercados ilegais DeepSea e Berlusconi, que, segundo a Europol, continham ao todo mais de 100 mil anúncios de produtos ilegais.

"O objetivo de uma operação como esta é sinalizar aos criminosos que operam na dark web que a comunidade encarregada da aplicação da lei tem os meios e as parcerias internacionais para os expor e responsabilizar pelas suas atividades ilegais, mesmo em áreas da dark web," afirmou o vice-diretor de operações da Europol, Jean-Philippe Lecouffe.» in https://tek.sapo.pt/noticias/internet/artigos/europol-detem-150-suspeitos-em-operacao-contra-rede-de-comercio-ilegal-na-dark-web

Sem comentários:

Enviar um comentário