19/10/21

Arte Pintura - A pintora Armanda Passos morreu hoje, aos 77 anos, confirmou a Universidade do Porto, lamentando a perda de uma das “mais notáveis artistas plásticas” portuguesas.


«Morreu a pintora Armanda Passos, uma das "mais notáveis artistas plásticas" portuguesas

A pintora Armanda Passos morreu hoje, aos 77 anos, confirmou a Universidade do Porto, lamentando a perda de uma das “mais notáveis artistas plásticas” portuguesas.

À Lusa, fonte oficial da Universidade do Porto, citando um familiar próximo, indicou que a artista morreu durante a madrugada.

“Com este triste desaparecimento, o país perde uma das suas mais notáveis artistas plásticas e a Universidade do Porto uma das suas principais referências estéticas”, lê-se no comunicado, assinado pelo reitor, António de Sousa Pereira.

O reitor manifestou “o reconhecimento” da instituição que dirige “pela admirável carreira e extraordinária obra” da artista, a quem prestou “sentida homenagem”.

A Universidade do Porto lembrou que Armanda Passos manteve com a “comunidade académica uma ligação estreita e continuada, ao longo de mais de 40 anos”.

Armanda Passos nasceu em 1944, no Peso da Régua, e licenciou-se em Artes Plásticas na Escola Superior de Belas Artes do Porto.

A sua obra está representada em coleções como a do Museu Nacional de Arte Contemporânea, da Fundação Calouste Gulbenkian, da Fundação Oriente, Fundação Champalimaud, do Museu de Serralves, ou do Museu Amadeo de Souza-Cardoso.» in https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/morreu-a-pintora-armanda-passos-uma-das-mais-notaveis-artistas-plasticas-portuguesas

(Armanda Passos expõe nas Galerias Diogo de Macedo)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover