03/09/19

Amarante Desporto Automóvel - Antepenúltima prova da temporada, o Rali Terras de Aboboreira, nas estradas dos concelhos de Amarante, Baião e – novidade – Marco de Canaveses, promete elevada intensidade competitiva nos próximos dias 6 e 7 de setembro.




«Rali Terras de Aboboreira: luta pelo título aquece
02/09/2019

Armindo Araújo (Hyundai) tem uma boa oportunidade para ascender à liderança do CPR, uma vez que Ricardo Teodósio (Skoda) não pontua na prova nortenha.

Antepenúltima prova da temporada, o Rali Terras de Aboboreira, nas estradas dos concelhos de Amarante, Baião e – novidade – Marco de Canaveses, promete elevada intensidade competitiva nos próximos dias 6 e 7 de setembro.

O líder do campeonato, Ricardo Teodósio (Skoda), apesar de participar — é um dos 39 inscritos (15 R5) –, não vai marcar pontos neste rali, pelo que o duelo entre os pilotos dos Hyundai – Armindo Araújo e Bruno Magalhães, respetivamente, 2.º e 3.º classificados – promete ser renhido.

Nestas contas pode interferir João Barros (Skoda), que o ano passado apenas foi suplantado na derradeira classificativa e com alguma controvérsia pós-rali no domínio dos bastidores.

«O teste que fizemos em Mesão Frio, que terminou com a vitória no rali, foi muito produtivo e entusiasmante», referiu o piloto de Paredes. «Os testes são sempre muito importantes e nesta prova queremos proporcionar a todos uma boa exibição e alcançar um excelente resultado», acrescentou João Barros, muito motivado e a caminho da boa forma, após alguns acidentes de percurso nos últimos tempos.



João Barros, em dupla com António Costa no Skoda Fabia R5 vai lutar pelos lugares cimeiros.

Com o título a ser pouco mais que uma miragem, Miguel Barbosa (Skoda), José Pedro Fontes (Citroën) e Pedro Meireles, inscrito com um Skoda Fabia R5, são nomes a ter em conta na discussão pelos lugares cimeiros.

De referir que Paulo Meireles (Hyundai i20 R5) e Carlos Matos (Peugeot 208 T16 R5) estão de regresso, enquanto Nuno Rodrigues da Silva vai fazer dupla, com António Dias no Skoda Fabia R5.

Ricardo Teodósio não pontua

Ao abdicar da conquista de pontos – os pilotos escolhem para participar oito dos nove ralis do calendário e contam apenas os sete melhores resultados – Ricardo Teodósio adianta o objetivo desta participação a feijões:

«Vamos realizar um verdadeiro teste. Queremos fazer esta prova sem qualquer tipo de pressões e tirar importantes conclusões para as duas provas seguintes, essas sim, vitais para o nosso objetivo».

Para o piloto do Skoda, «alinhar o carro e experimentar soluções novas para a Marinha Grande e Algarve é o que pretendemos fazer, embora a vitória seja sempre agradável, mesmo que não sirva para conquistar pontos», sublinhou Ricardo Teodósio, que já experimentou o novo Skoda Fabia R5.

Campeão açoriano presente

A presença de Luís Miguel Rego, atual campeão açoriano, é um dos motivos de interesse. O piloto de Ponta Delgada faz dupla, como é habitual, com o vimaranense Jorge Henriques e vai alinhar, integrado na estrutura da ARC Sport, ao volante do Ford Fiesta R5, uma vez que o Skoda Fabia R5 apenas é utilizado no campeonato dos Açores.



O atual campeão dos Açores, Luís Miguel Rego alinha com Jorge Henriques no banco do lado direito do Ford Fiesta R5.

«Conseguir uma boa rodagem para aumentar a nossa competitividade úm dos objetivos», adiantou Luís Miguel Rego.

«Há mais de sete anos que não faço um rali fora dos Açores, por isso vamos tentar ao máximo conseguir um bom resultado, embora importante seja a experiência, a rodagem, perceber e aprender com a realização do máximo de quilómetros possíveis», acrescentou o campeão açoriano.

Mudança para terra no horizonte

A prova do Clube Automóvel de Amarante é pontuável para os Campeonatos de Portugal de Ralis (CPR), R4 Kit, 2 WD, Clássicos, GT, Iniciados e Campeonato Norte, bem como para a Peugeot Rallye Cup e Copa 106.

O Rali Terras de Aboboreira conta com o apoio de três municípios, facto realçado pelo presidente da FPAK, Ni Amorim, que sublinhou «a importância de uma duradoura relação dos clubes com as autarquias».

A prova volta a realizar-se em asfalto, mas o objetivo é que seja em piso de terra. O presidente da FPAK está sensível a tal pretensão e revelou mesmo que «tentámos a troca com Mortágua, mas não foi possível. A mudança não depende só de mim, mas de um conjunto de fatores», elucidou o responsável federativo.

Na verdade, as classificativas da Aboboreira e do Marão são um palco de nível mundial e permitem desejada variedade de troços.



O famalicense Pedro Almeida (Skoda Fabia R5), que faz dupla com Nuno Almeida, tem vindo a realizar uma temporada muito positiva

Marco de Canaveses é uma das novidades

Este ano, o rali vai para a estrada no dia 6 de setembro (6.ª feira) e uma das novidades é a localização do parque de assistência em Marco de Canaveses, cidade onde vão decorrer as verificações administrativas e técnicas.

O palco do shakedown e da qualificação será um troço (3,49 km) em Manhuncelos, que decorrerão na manhã do dia 6 de setembro.

Após a partida (16 horas), os concorrentes cumprirão o troço Rio Tâmega (10,21 km) em dupla passagem. Entre ambas, há um reagrupamento em Amarante.

Os concorrentes dirigir-se-ão, após a 2.ª passagem pela referida classificativa, para Baião. Antes do reagrupamento no parque do Tijelinho, efetuarão, em ligação, o reconhecimento da superespecial (1,52 km) , no centro daquele vila e que na ocasião já estará devidamente montada.

Ao todo, 21,94 k ao cronómetro no 1.º dia de rali.

No dia seguinte (sábado), após a partida (9.00 horas) de Marco de Canaveses, são três as classificativas a percorrer em dupla passagem: Marco/Rios de Emoção (10,95 km), outra das novidades deste rali; Baião/ Vida Natural (10,36 km), sem alterações face a 2018, e Carvalho de Rei (11,21 km), com o início encurtado.

O final da manhã, haverá um reagrupamento, seguido de parque de assistência em Marco de Canaveses.

Marão pode decidir

A concluir, a especial mais extensa — Marão (17,32 km) — terá apenas uma passagem. Tal como ano passado, utiliza em grande parte a N15 e vai terminar nas imediações da pousada.

Em Ansiães, praticamente a meio da classificativa, haverá reforço dos meios de segurança presentes no local.

Os concorrentes do campeonato Norte entrarão em ação na superespecial de Baião e não cumprirão a derradeira classificativa (Marão).

Após a derradeira assistência em Marco de Canaveses, o pódio final no centro de Baião está previsto para as 19.40 horas, após um dia com 82,36 km em classificativas.

Com 10 classificativas (total de 104,3 km), o Rali Terras da Aboboreira promete emoção do primeiro ao último quilómetro.» in https://www.motor24.pt/desporto-nacional/rali-terras-de-aboboreira-luta-pelo-titulo-aquece/

(BPS Amarante Rally Team 2007)


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