09/09/19

F.C. do Porto Voleibol - Jorge Nuno Pinto da Costa marcou presença esta segunda-feira, no Hotel Solverde, em Espinho, na apresentação da equipa de voleibol feminino da Academia José Moreira/FC Porto.



«"PENSEM QUE TÊM DE VENCER PARA A VOSSA FELICIDADE E PARA TODOS AQUELES QUE CONFIAM EM VOCÊS"
9 DE SETEMBRO DE 2019 21:11

Jorge Nuno Pinto da Costa marcou presença esta segunda-feira, no Hotel Solverde, em Espinho, na apresentação da equipa de voleibol feminino da Academia José Moreira/FC Porto.

A equipa de voleibol feminina da Academia José Moreira/FC Porto foi apresentada esta segunda-feira no Hotel Solverde, em Espinho. A cerimónia de apresentação contou com a presença de José Moreira, antigo jogador de voleibol do FC Porto e também conhecido por “senhor voleibol”, Pedro Violas, patrocinador oficial da equipa, e de Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto que salientou a importância desta parceria e deu as boas-vindas ao plantel, que foi construído sobre os quatro pilares do clube: “Rigor, competência, paixão e ambição”.

Jorge Nuno Pinto da Costa
“É particularmente feliz para mim esta cerimónia, por muitas razões. O professor José Moreira iniciou a sua atividade como atleta há muitos anos. Nessa altura, era diretor das atividades amadores do FC Porto, na presidência do saudoso senhor Afonso Pinto Magalhães. Tive a felicidade de lhe poder dar as boas-vindas ao clube e é uma alegria enorme, passados tantos anos como Presidente do FC Porto, ter formalizado este acordo, que é uma homenagem, não só ao voleibol, mas também a si [José Moreira], por aquilo que foi como atleta, como treinador, como homem e como pessoa que se dedica a proporcionar a prática do desporto aos jovens. É uma alegria muito grande que o FC Porto tenha a oportunidade de poder concretizar este projeto, e naturalmente que as minhas palavras finais serão para a equipa técnica e para as atletas. São muito bem-vindas ao FC Porto. Hoje, o FC Porto está um bocadinho maior e mais bonito. Vocês vão compreender que, ao longo da época, vestir a camisola do FC Porto é um orgulho, uma responsabilidade, mas será a forma de serem ainda mais reconhecidas pelos vossos êxitos, no vosso trabalho e no vosso desempenho. Todo o edifício que se constrói tem que assentar em quatro pilares: rigor, competência, paixão e ambição. O rigor com que esta associação foi criada e mantida é uma garantia. A competência que todos têm exercido no seu lugar também é uma certeza. A paixão é fundamental e se não houvesse paixão pelo voleibol e pelo FC Porto, não estaríamos aqui. Falta a ambição, que essa eu tenho a certeza que, nessa juventude radiosa, tem de existir. Pensem que têm de vencer para a vossa felicidade e para todos aqueles que confiam em vocês.”

O voleibol azul e branco nasceu em 1941/42, sob a orientação do treinador Fernando Rodrigues Castro, que ajudou a criar as bases da modalidade no clube. Foi no Campo dos Aliados, no qual também jogava a equipa de basquetebol, que se começou o caminho vitorioso, uma vez que os Dragões não precisaram de muito tempo para conquistar o primeiro troféu. Logo na época seguinte, sagraram-se campeões regionais em primeira categoria.

Eduardo Moreira de Almeida, já na década de 50, juntamente com Noronha Feio, ajudou a desenvolver a modalidade. Com Nélson Puga ao leme, o FC Porto continuou a somar conquistas. Depois, José Moreira continuou o legado deixado pelo agora médico dos Dragões. Agora, começa um novo desafio, unindo a Academia José Moreira ao FC Porto, juntamente com Pedro Violas, dono da Cotesi e patrocinador oficial da equipa.

José Moreira
“O FC Porto é desde sempre o meu clube, no qual, com 15 anos, comecei a jogar voleibol e, aos 16 anos, jogava simultaneamente nos escalões de juvenis, juniores e seniores. Foi também neste clube no qual iniciei as minhas funções de treinador, com apenas 22 anos, ao treinar toda a formação. Todo este tempo ligado ao FC Porto marcou-me como jogador, como treinador e como pessoa. A mística do clube é de tal modo especial que fez crescer em mim um sonho: ter uma escola que um dia estivesse ligada ao FC Porto. Hoje, sou feliz por este sonho se tornar realidade. Não me posso esquecer do apoio que Jorge Nuno Pinto da Costa deu a esta Academia. Nutro pelo senhor uma profunda admiração enquanto dirigente. Há muitos dirigentes neste país, mas o que falta são muitos Pinto da Costa. O nosso trabalho está longe do fim e, o que vamos fazer juntos, fará diferença na vida de muitos jovens.”

Pedro Violas
“Se me perguntassem há cinco anos se isto que está acontecer hoje seria possível, a resposta seria negativa. As estrelas estavam alinhadas. Hoje, é uma realidade, e estou muito feliz com isto. O voleibol feminino precisa de ser promovido, e esta junção entre a Academia e o FC Porto é uma ideia genial. Espero que a AJM/FC Porto continue a ser um projeto ganhador. Sei que a dedicação tem sido total, tanto pelas jogadoras como pela equipa técnica. Desejo sorte a toda a equipa.”

Com nove campeonatos nacionais e seis Taças de Portugal no palmarés, a secção de voleibol encerrou na temporada 1989/90. 20 anos depois, uma nova era da modalidade começa, sempre de azul e branco.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20190909-pt-pensem-que-tem-de-vencer-para-a-vossa-felicidade-e-para-todos-aqueles-que-confiam-em-voces

Sem comentários:

Enviar um comentário