04/04/17

Arte Pintura - Um retrato clássico do líder chinês Mao Zedong da autoria do artista norte-americano Andy Warhol foi vendido em Hong Kong por cerca de 12 milhões de euros, abaixo de estimativas que apontavam para mais de 14 milhões.



«O famoso retrato de Mao Zedong, por Andy Warhol, foi vendido por 12 milhões de euros

Um retrato clássico do líder chinês Mao Zedong da autoria do artista norte-americano Andy Warhol foi vendido em Hong Kong por cerca de 12 milhões de euros, abaixo de estimativas que apontavam para mais de 14 milhões.

O leilão atraiu muita atenção e o preço estimado foi o mais alto que a leiloeira Sotheby’s já avançou num leilão de pintura na Ásia.

A obra de 1973 teve que ser leiloada na Região Administrativa Especial de Hong Kong devido à sensibilidade com qualquer uso da imagem de Mao no continente chinês e a identidade do comprador não foi revelada.

A Sotheby’s indicou que se tratou da primeira venda relevante de arte contemporânea ocidental em Hong Kong, que faz parte da República Popular da China desde 1997 e tem um estatuto de semi-autonomia em relação a Pequim.

Quando uma exposição de Andy Warhol passou em 2013 por cidades chinesas, as imagens do fundador da China moderna ficaram armazenadas e não foram expostas.

O legado de Mao e da China comunista que liderou são usadas pelo partido para se legitimar no poder e a sua imagem domina num retrato gigante a praça Tiananmen, além de figurar nas notas.

Mas do seu legado também fazem parte campanhas de assassinatos políticos e medidas económicas que provocaram fome em massa, pelo que a sua imagem é gerida de forma controlada pelo partido.» in http://24.sapo.pt/vida/artigos/o-famoso-retrato-de-mao-zedong-por-andy-warhol-foi-vendido-por-12-milhoes-de-euros

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover