05/04/17

Amarante Música - O Festival MIMO, que decorre em Amarante, entre 21 e 23 de julho, anunciou três novos nomes para esta segunda edição, assim, a Herbie Hancock juntam-se Manel Cruz, Os Tinariwen e Nação Zumbi.



«Festival MIMO Anunciou Novos Nomes

O Festival MIMO, que decorre em Amarante, entre 21 e 23 de julho, anunciou três novos nomes para esta segunda edição, assim, a Herbie Hancock juntam-se Manel Cruz, Os Tinariwen e Nação Zumbi.

Manel Cruz é o artista convidado a encerrar o festival no dia 23 de julho. O vocalista dos Ornatos Violeta, Pluto, Supernada e Foge Foge Bandido, regressa agora aos palcos em 2017 com um novo projecto, em nome próprio.

O MIMO Festival Amarante recebe, assim, o primeiro concerto de uma pequena série que o músico e compositor dará este verão para apresentar as suas novas canções e recordas canções que se tornaram hinos de uma geração. Como de costume contará do seu lado com os suspeitos do costume: Edú Silva (baixo, teclados), Nicot Tricot (flauta transversal, teclados, guitarra eléctrica) e António Serginho (percussão, teclados).

Os Tinariwen, são uma banda Tuareg de guitarras formada no final dos anos 70, que chega vinda do Mali, para atuar no dia 21 de julho. Prepare-se para o calor do blues do norte de África e uma mistura de rock, blues e tichumaren, música tradicional do nordeste do Mali associado à luta política do povo Tuareg, num registo original que valeu aos Tinariwen o Grammy para Melhor Álbum de World Music em 2012.

O grupo irá, ainda, editar durante o MIMO o seu sétimo disco, Elwan, inicialmente gravado em França, Marrocos e Califórnia, em 2016, e que tem sido considerado pela crítica como o melhor álbum do grupo desde Amassakoul, lançado em 2004. O novo disco, assim como o concerto, apresenta canções que meditam sobre ancestralidade, união e companheirismo, impulsionados pelas guitarras contagiantes, hipnóticas e cheias de groove. Participam de Elwan o guitarrista Matt Sweeney (Will Oldham e Run the Jewels) e os músicos Kurt Vile, Mark Lanegan (ex-Screaming Trees) e Alain Johannes (ex-Queens of the Stone Age).

E ainda a banda pernambucana Nação Zumbi, uma referência do rock brasileiro, que atuará no MIMO no dia 21 julho. De acordo com a organização esta banda traz na bagagem o seu “décimo álbum, homónimo, que marca o regresso aos originais depois de sete anos de Fome de Tudo e conta com a participação de Marisa Monte. No ano em que se assinalam 20 anos da morte de Chico Science, vocalista e fundador dos Nação Zumbi, o grupo, precursor do Manguebeat no Brasil  – e agora composto por Jorge Du Peixe (voz), Lúcio Maia (guitarra), Dengue (baixo), Pupillo (bateria), Toca Ogan (percussão), Da Lua e Tom Rocha (alfaias) – vai revisitar as músicas que ficaram na história do importante movimento, um cruzamento de elementos da cultura regional de Pernambuco, como o maracatu rural, com a cultura pop, sobretudo o rock’n rol, funk e o hip-hop.”

Os concertos destes e outros músicos, consagrados e novos, trarão à cidade de Amarante linguagens e géneros distintos, do jazz à erudita, popular e eletrônica. Serão gratuitos e realizar-se-ão em belos cenários, desde o interior de igrejas seculares aos jardins daquela histórica cidade.

O MIMO é um Festival inteiramente gratuito, que conta com a participação de nome relevantes da música internacional, um festival de cinema, uma Etapa Educativa com workshops e masterclasses, e uma Chuva de Poesia, em locais nobres e históricos de Amarante.

A iniciativa nasceu no Brasil em 2004 e teve a primeira edição internacional em 2016 na cidade de Amarante.» in http://canelaehortela.com/festival-mimo-anunciou-novos-nomes/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover