21/04/17

Amarante Poesia - Nessa ano de 1906, Unamuno veio passar uns dias com o Poeta Teixeira de Pascoaes, na Casa de Pascoaes e este leu-lhe o manuscrito de «As sombras».



«Pascoaes regressara a Amarante. Continuava ainda a advogar.

Nessa ano de 1906, Unamuno veio passar uns dias com o Poeta, na Casa de Pascoaes. Este leu-lhe o manuscrito de «As sombras». Miguel de Unamuno ficou deslumbrado. Dedicou-lhe um capítulo do seu livro «Por Tierras de portugal y España». E dizia: «As Sombras foram feitas com palavras cujas letras andavam há muito no ar à procura de se casarem.»

Unamuno era um grande conversador e, enquanto falava, ia recortando, com uma tesoura, várias figuras de papel representando animais, sobretudo pombas, que oferecia a mina Tia Maria da Glória e a meu irmão João.

«As Sombras» saíram nesse mesmo ano. É desse volume este poema: 


"Meu coração é tudo

Em certas horas, desejo
Estar contigo, falar-te
Mas não sei onde é que vives, 
Coração!

Não fazes caso de mim.
Eu, para ti, não sou nada.
E amas tudo quanto existe
E não existe.

Sou caverna onde te metes,
Durante a noite somente.
Mal vem o dia, lá partes,
Coração!

Por isso, se quero ver-te,
Olho as aves, os penedos,
As florestas, as montanhas
E o sol-pôr...

Quantas vezes, nos meus olhos,
És lágrima, a tremular;
E sorriso nos meus lábios,
Coração!

E as estrelas que arrefecem
Vão banhar-se em tuas chamas;
E cintilam como em novas,
As estrelas...

Apenas eu não consigo
Acompanhar-te, um momento,
Branca rosa, lírio roxo
Coração...

Sou a pegada que deixas
neste lodo, quando passas,
A caminho do Infinito,
neste lodo...

Eu, para ti, não sou mais
Que um antro negro e profundo,
Onde só vens quando é noite,
Coração!"» in Fotogaleria "Na Sombra de Pascoaes" de Maria José Teixeira de Vasconcelos.

https://archive.org/details/assombras00pascgoog

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover