10/02/17

Música Brasileira - Carmen Miranda nasceu a 9 de fevereiro de 1909 em Várzea da Ovelha e Aliviada, em Marco de Canaveses. Para celebrar os 108 anos da artista e o Google dedicou-lhe a principal imagem do motor de busca.



«Carmen Miranda faria 108 anos: O que é que a baiana tem?

Carmen Miranda nasceu a 9 de fevereiro de 1909 em Várzea da Ovelha e Aliviada, em Marco de Canaveses. Para celebrar os 108 anos da artista, o Google dedicou-lhe a principal imagem do motor de busca.

Nascida em Marco de Canavezes em 1909, a cantora Carmen Miranda deixou Portugal, chegou ao Rio de Janeiro aos 10 meses de vida. Ainda hoje, mais de 60 anos após a sua morte, Carmen Miranda é um símbolo internacional da cultura brasileira. "A rapidez na fala ficou de herança do sotaque do Porto que ela ouvia em casa, onde começou a cantar marchinhas. Mas as outras características de Carmen Miranda são essencialmente brasileiras", afirmou à Lusa o diretor do museu que tem o nome da cantora, no Rio de Janeiro, César Balbi.

Balbi realçou que a cantora nunca voltou a Portugal após deixar o país, nem mesmo quando esteve na Europa. Carmen Miranda morreu a 5 de agosto de 1955, em Bervely Hills, na Califórnia, após sofrer um enfarte.

O principal legado da cantora, segundo o diretor do museu, foi "levar a imagem de ‘brasilidade’ para locais onde não se conhecia nem a geografia do Brasil", e divulgar manifestações do país, como o samba, com um estilo e voz próprios.

"Em plena segunda guerra mundial, ela [Carmen Miranda] tinha o poder de distrair, do entretenimento. Ela trabalhava o tempo todo, e entrou numa personagem da qual não podia livrar-se. Mesmo estando triste, ninguém percebia", afirmou o diretor do museu.

A cantora é tema de estudos de mestrado e doutoramento no Brasil, além de haver oito biografias escritas sobre a sua vida. "A Carmen Miranda está viva", afirmou Balbi, referindo-se às pesquisas sobre a cantora e ao seu legado.

O interesse do público brasileiro em geral pela artista cresceu apenas após 2005, com a publicação de sua biografia mais famosa, feita pelo escritor Ruy Castro.

Antes disso, contou o diretor do museu, a cantora chamava a atenção dos investigadores brasileiros principalmente das áreas da música, da moda e do cinema e de um público predominantemente de estrangeiros, que costumavam ser a maioria nas visitas ao museu Carmen Miranda, no Rio de Janeiro.

Entre os visitantes mais ativos, segundo Balbi, que trabalha no local há 22 anos, estavam os norte-americanos, que tratavam a cantora como uma estrela de Hollywood, mas também europeus e latino-americanos. Atualmente, os fãs brasileiros estão mais diversificados.

"Carmen tem um público dos cinco aos 100 anos, desde os que conviveram com ela até aqueles que tiveram influências transmitidas pelos pais. Uns veem-na como um ícone da moda, outros pela maquilhagem, outros, principalmente as crianças, pela caricatura, e, os mas antigos, pela voz", disse Balbi, que realçou que a cantora foi pioneira na Música Popular Brasileira.

Inaugurado no parque do Flamengo em 1976, o museu com o nome da cantora precisava de mais espaço para desenvolver atividades. A nova exposição, que está a ser preparada, ficará num espaço do Museu da Imagem e do Som (MIS), com inauguração prevista entre abril e setembro do próximo ano.» in http://mag.sapo.pt/showbiz/artigos/carmen-miranda-faria-108-anos-o-que-e-que-a-baiana-tem


"Mamãe Eu Quero" - Carmen Miranda e Anibal Augusto Sardinha (Garoto)


Carmen Miranda: "Rebola a Bola" - (1941)


Carmen Miranda - "Chica Chica Boom Chic"



Carmen Miranda - "O que é que a Baiana tem"


Carmen Miranda - "Aquarela do Brasil"


Carmen Miranda - "Ela diz que tem"


Carmen Miranda - "Cae Cae" - (That Night in Rio - 1941)


Carmen Miranda - "Give Me a Band and a Bandana"


 Carmen Miranda - "Dizem que eu voltei Americanizada"


Carmen Miranda - "Tic-Tac do meu coração"



"Mamãe Eu Quero
Carmen Miranda

Mamãe eu quero, mamãe eu quero
Mamãe eu quero mamar!
Dá a chupeta, dá a chupeta, ai, dá a chupeta
Dá a chupeta pro bebê não chorar!

Dorme filhinho do meu coração
Pega a mamadeira em vem entra no meu cordão
Eu tenho uma irmã que se chama Ana
De piscar o olho já ficou sem a pestana

Eu olho as pequenas, mas daquele jeito
E tenho muita pena não ser criança de peito
Eu tenho uma irmã que é fenomenal
Ela é da bossa e o marido é um boçal"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover