14/02/17

Estradas de Portugal - Sete árvores da estrada nacional 246-1, que liga Marvão a Castelo de Vide e é considerada um dos trajetos mais bonitos do país, foram abatidas no início desta semana.



«Árvores da estrada mais bonita de Portugal abatidas

Ministro do Planeamento e Infra-Estruturas já suspendeu intervenção.


Sete árvores da estrada 246-1, que liga Marvão a Castelo de Vide e é considerada um dos trajetos mais bonitos do país, foram abatidas no início desta semana. De acordo com o jornal “Público”, a intervenção surgiu por ordem da empresa Infra-estruturas de Portugal e foi contestada pelo município, que não foi informado sobre o processo. Entretanto a intervenção foi suspensa pelo Ministro do Planeamento e das Infraestruturas.


Segundo o mesmo diário, dez freixos estavam sinalizados para abate por mau estado de conservação e por não haver possibilidade de recuperação. A IP adiantou ainda ao “Público” que os mesmos constituem perigo iminente para a segurança rodoviária.


A intervenção estaria mesmo autorizada pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas. Em declarações ao “Público”, o presidente da Câmara de Marvão exige um diagnóstico rigoroso de cada uma das árvores, estando a autarquia disponível para assumir os encargos.  


A Alameda dos Freixos, como é conhecido localmente este troço, está classificada como sendo de interesse público desde 1997. Os freixos, com mais de duzentos anos, ocupam cerca de um quilómetro.» in https://ionline.sapo.pt/548942

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover