01/02/17

Saúde - Os médicos acreditam que Sahana pode vir a ser a primeira mulher com epidermodisplasia verruciforme, mais conhecida por Síndrome do Homem-Árvore.



«SAHANA PODE SER A PRIMEIRA MENINA COM SÍNDROME DO HOMEM-ÁRVORE

Sahana Khatun tem 10 anos e há quatro meses começaram a crescer-lhe na cara verrugas com uma textura semelhante à de um tronco de árvore.

Os médicos acreditam que Sahana pode vir a ser a primeira mulher com epidermodisplasia verruciforme, mais conhecida por Síndrome do Homem-Árvore.

Há quatro meses, o pai de Sahana não ficou preocupado quando a primeira verruga apareceu. Mas rapidamente se alastraram e o homem viajou até Dhaka, no sul do Bangladesh, para pedir ajuda médica.

Os médicos acreditam que a menina tenha a Síndrome do Homem-Árvore e, se estiverem corretos, Sahana passa a pertencer ao pequeno grupo de pessoas com epidermodisplasia verruciforme.

No Bangladesh, um outro homem tornou-se mediático quando fotografias das suas mãos cobertas de verrugas correram mundo. Ele queixava-se, sobretudo, de não poder tocar na mulher e no filho há mais de uma década.

As mãos de Abul Bajandar estavam cobertas de uma casca grossa. Cada uma pesava cerca de cinco quilos.

O homem de 27 anos foi submetido a 16 cirurgias para remoção das verrugas e reconstituição das mãos. Continua em recuperação.

Os mesmo médicos estão agora fazer testes a Sahana, para perceber se a menina tem o mesmo problema de pele que Abul.

O seu pai Mohammad Shahjahan declarou à AFP que está muito preocupado com a situação. "Somos muito pobres. A minha filha perdeu a mãe quando tinha apenas seis anos. Espero mesmo que os médicos consigam remover as cascas do rosto lindo da minha filha".» in http://lifestyle.sapo.pt/saude/noticias-saude/artigos/sahana-pode-ser-a-primeira-menina-com-sindrome-do-homem-arvore

Sem comentários:

Enviar um comentário