27/03/13

História - Em Londres, a partir de quinta-feira, a exposição "Vida e Morte em Pompeia e Herculano" mostra como era a vida nas duas cidades romanas destruídas pelo Vesúvio.



«Museu Britânico expõe outro olhar sobre Pompeia

Em Londres, a partir de quinta-feira, a exposição "Vida e Morte em Pompeia e Herculano" mostra como era a vida nas duas cidades romanas destruídas pelo Vesúvio.

"Vida e Morte em Pompeia e Herculano", a exposição que o Museu Britânico, em Londres, inaugura no próximo dia 28, pretende mostrar como era o quotidiano das duas cidades do Império Romano, mais conhecidas pela forma trágica como desapareceram no ano de 79 d.C, reduzidas a cinza após uma erupção do vulcão Vesúvio.

É um outro olhar. Entre os 250 artefactos que a compõem, as marcas da catástrofe estão lá - nos cadáveres contorcidos de uma família, por exemplo - mas sobraram nos frescos, esculturas e diferentes acessórios, detalhes da vida diária que deixam perceber como corriam os dias naqueles lugares, na época que ficou marcada pelo apogeu romano.

Apresentada como o maior evento do programa definido pelo museu para este ano, a exposição vai estar patente ao público até 29 de setembro.

A fazer fé nas expetativas manifestadas ao "The Guardian" pelo crítico de arte Jonathan Jones, a mostra permitirá "lembrar ao mundo que Pompeia não é uma atracção turística que se deva tratar com negligência, mas antes o mais revelador memorial do passado da humanidade.» in http://expresso.sapo.pt/museu-britanico-expoe-outro-olhar-sobre-pompeia=f796519#ixzz2OjZDGzFQ



(O fatídico último dia de Pompeia)


 (Pompeii - Buried Alive)



Pompeii: Life And Death In A Roman Town (BBC)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover