20/03/13

AMARANTE – A Câmara Municipal de Amarante promove, entre 21 de setembro e 7 de dezembro, a 9ª edição do Prémio Amadeo de Souza-Cardoso, sendo seu comissário António Cardoso, Diretor do Museu Municipal.

Pormenor da exposição da edição 2011 do Prémio

«Câmara de Amarante promove 9ª edição do Prémio Amadeo de Souza-Cardoso

AMARANTE – A Câmara Municipal de Amarante promove, entre 21 de setembro e 7 de dezembro, a 9ª edição do Prémio Amadeo de Souza-Cardoso, sendo seu comissário António Cardoso, Diretor do Museu Municipal.

A edição 2013 do Prémio tem como Júri de Seleção António Cardoso, Professor Jubilado de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Diretor do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, Comissário do Prémio e representante da Câmara Municipal de Amarante; Prof. Dr. Rui Mário Gonçalves como Presidente do Júri e três elementos ligados à Associação Internacional de Críticos de Arte (A.I.C.A.) / secção portuguesa, ou à História da Arte.

António Sena, artista consagrado em 2011Tal como nas edições anteriores, será consagrada, extraconcurso, a carreira de um artista português, escolhido pelo mesmo Júri, que será convidado a realizar uma exposição de obras suas em espaço nobilitador do Museu, com catálogo apropriado, ao qual será atribuído o Grande Prémio Amadeo de Souza-Cardoso, através da aquisição de uma ou mais obras para as coleções do Museu, até ao montante máximo de 25.000,00 euros.

Pormenor da exposição da edição 2011 do PrémioSerá ainda atribuído o Prémio Amadeo de Souza-Cardoso a um artista selecionado para a fase da exposição, no valor de 7.500,00 euros, ficando a obra premiada a pertencer ao Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, no pressuposto da sua oportuna musealização. A entrega dos trabalhos concorrentes será feita entre 1 de abril e 31 de maio de 2013.
Siga-nos no Facebook

De periodicidade bienal, o Prémio Amadeo foi reinstituído pela Câmara de Amarante em 1997, no âmbito das comemorações do cinquentenário da fundação do Museu Amadeo de Souza-Cardoso, e havia sido atribuído pela última vez em 1987, pela Casa de Serralves.

Na última edição do Prémio, realizada em 2011, foi premiado o artista Pedro Tudela, sendo o Grande Prémio atribuído a António Sena.» in http://local.pt/camara-de-amarante-promove-9a-edicao-do-premio-amadeo-de-souza-cardoso/




(Amarante, 8º Prémio Amadeo Souza-Ccardoso)

(Museu Amadeo Souza-Cardoso)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover