25/03/13

Amarante - A Igreja de São Veríssimo está ainda mais bela na sua simplicidade!

Fotografia0147  

«São Veríssimo

Mosteiro


Nesta secção, vamos deixar alguns pormenores de um belo retrato de Amarante, que podemos observar e conhecer, a partir da Corografia Portugueza, do Padre António Carvalho da Costa, datada de 1706. Os títulos são da nossa responsabilidade. O texto, em português da época, não foi retocado. Capítulo XXV: Do concelho de Santa Cruz de Ribatâmega.

São Veríssimo

S. Veríssimo de Amarante foy Commenda del Rey antes que a desse aos Frades Dominicos de S. Gonçalo, he Parochia da Villa, Corado dos ditos Frades, que rende noventa mil reis, & para os Religiosos com a annexa de Padornello em Gestaço duzentos mil reis, & para os Religiosos com a annexa de Padornello em Gestaço duzentos & cincoenta mil reis, tem quinhentos visinhos, por entrar nella a Villa de Amarante.Capítulo XXIX: Da Villa de Amarante

História da Fundação

Foy fundada pelos Turdetanos da Lusitania 360 annos antes da vinda de Christo; cujo primeiro nome se ignora, atè que Amaranto, illustre Capitaõ Romano, a amplificou, & lhe poz o seu que hoje tem, mudada a ultima letra O em E. Com a inconstancia de varias fortunas se foy despovoando, & ficou campo razo, aonde S. Gonçalo pelos annos do Senhor de 1250 fundou huma pobre Ermida, em que fez penitencia, na qual Seu corpo está sepultado, resplandecendo com infinitos milagres, por cuja Causa se povoou de novo esta Villa, que teve principio em humas estalagens, & casas de Romeiros, & estas eraõ só duas, que eraõ da Collegiada de Guimaraens; & supposto que nam sejaõ hoje estalagens, senaõ casas particulares, ainda saõ da mesma Igreja, & se lhe paga por ellas certa renda de dinheiro, & galinhas, & ainda diz o livro do recibo, casas com seus quintaes, que saõ estalagens, de que se foy estendendo a Behetria, que a devoçaõ dos fieis, que visitaõ o sepulchro de S. Gonçalo, por favorecer a seus devotos com os seus muitos milagres, foy causa de se dilatar em povoaçaõ grande, para vir a ser Villa, que supposto naõ he acastellada, & murada, tem Juiz de fóra, & voto em Cortes.

As origens em São Veríssimo

Estava a Ermida, que S. Gonçalo fundou, no destricto da Freguesia de S. Veríssimo, que era Igreja Parochial, aonde os Religiosos de S. Domingos principiaraõ o seu Convento, em que residem trinta Frades; & a Rainha Dona Catharina, mulher del Rey Dom Joaõ Terceiro, lhe deu a Igreja de S. Veríssimo no anno de 1559, com que desde este tempo perdeo o seu primeiro nome, & se chama de S. Gonçalo, & saõ os seus Frades Parochos daquella Villa, O Convento de Santa Claraa qual tem um Mosteiro de Freyras de Santa Clara sogeitas aos Religiosos de S. Francisco, que fundou a Rainha Dona Mafalda, filha del Rey Dom Sancho o Primeiro de Portugal, para Religiosas da Ordem de Cister, & por ser o sitio aspero & fragoso, o fez passar ao que esta Ordem tem na Villa de Arouca, o qual ella reedificou, deixando-o tam amplificado, como hoje se ve, debaixo da obediencia da dita Congregação. Do tempo, em que a Ordem Franciscana tomou posse delle, se não acha noticia, & só sabemos que nos seculos passados teve grande numero de Religiosas, as quaes por falta de sustento se reduzirão a tam pequeno, que quando o espirito de Sór Margarida das Chagas se afervorou (ajudada da divina graça) estava já quasi extincto, & ella o restituiuo à sua antiga grandeza no Reynado del Rey Dom Affonso o Quarto.

MisericórdiaTem mais esta Villa Casa de Misericordia, que por não ser pobre, tem dado occasião para que com as eleiçoens de seus Provedores houvesse entre as duas familias de Queyrós & Magalhaens (por serem as mais dilatadas daquella Villa) tantas differenças, que gastàrão huns, & outros muita parte de sua fazenda em Alçadas. Compoem-se esta Villa de huma só rua muy comprida atè a ponte com suas traveças & tem muitas casas nobres, com que manifestão a fidalguia de seus povoadores.» in http://www.geocaching.com/seek/cache_details.aspx?guid=fa3c4466-6dcf-49e4-89ee-21d44af12871



Sem comentários:

Enviar um comentário