19/03/13

Arte Fotografia - Estará patente, na Biblioteca Municipal, entre 25 de março e 24 de abril de 2013, a exposição de fotografia de Eduardo Teixeira Pinto "Sensibilidades".

Exposição de fotografia de Eduardo Teixeira Pinto  

«Exposição de fotografia de Eduardo Teixeira Pinto "sensibilidades"
Cultura| 19 de Março de 2013

Estará patente, na Biblioteca Municipal, entre 25 de março e 24 de abril de 2013, a exposição de fotografia de Eduardo Teixeira Pinto "Sensibilidades".

A exposição é composta por 38 fotografias a preto e branco dos anos 50, 60 e 70, com dimensões de 50cm x 60cm, premiadas a nível nacional e internacional, de um espolio já patentes em diversos locais, desde a sua inauguração na Galeria dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Aveiro em 2011, estando, entretanto, já agendadas várias exposições para o ano de 2013.

Eduardo da Costa Teixeira Pinto nasceu em Amarante, em 1933 e começou a tirar as suas primeiras fotografias profissionais em 1950, tornando-se expositor desde 1953 em vários salões de fotografia nos cinco continentes.

Foi membro ativo de diversas comunidades de fotógrafos, nomeadamente «Associação Fotográfica do Porto», «Grupo Câmara» (Coimbra) e «Associação Fotográfica do Sul» (Évora). A sua vasta obra, dotada de um olhar poético sobre a realidade, fizeram de si um dos melhores e mais galardoados fotógrafos portugueses do século XX com fotografias que abordam diversos temas, com destaque para a Natureza e a figura humana, que tão bem soube conciliar.

Com fotografias como «Rodopio», «Igreja de S. Gonçalo», «De Regresso»,   «Tema de Pintores», «Matinal» e «Quietude», entre outras, obteve inúmeros prémios em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente o Grande Prémio de Camões (1960), na época, uma das mais altas distinções a nível nacional.

Falecido em Janeiro de 2009, Eduardo Teixeira Pinto, deixou um espólio fotográfico de valor incalculável sendo vontade da família promover a  sua divulgação através das exposições itinerantes “sensibilidades” , “o prazer de fotografar” e “a criança sob o olhar de Eduardo Teixeira Pinto” que tem percorrido o país.

Inserido nesse propósito foi publicado, em dezembro de 2010, o livro "Eduardo Teixeira Pinto: a obra poética", numa edição com o patrocínio da empresa Mota Engil, com cerca de 230 fotografias de Eduardo Teixeira Pinto agrupadas por temáticas: o rio, a nossa tera, a nossa gente, as festas e outros olhares.

O trabalho de Eduardo Teixeira Pinto está patente, desde Agosto de 2011, no Museu Amadeo de Souza-Cardoso, em Amarante, com uma exposição permanente no primeiro piso daquele equipamento cultural.» in http://www.biblioteca.cm-pontedelima.pt/noticia.php?id=109#.UUj2EAbsa44.facebook



(Ruas de Amarante)

Sem comentários:

Enviar um comentário