22/07/09

Política Nacional: Terminal de contentores do terminal de Alcântara, mais uma trapalhada de Sócrates e Lino, a verdadeira dupla "jamais"...

«Tribunal de Contas arrasa negócio de Alcântara

O relatório final do TC não poupa críticas ao contrato de exploração do terminal de contentores do terminal de Alcântara: "não consubstancia nem um bom negócio nem um bom exemplo para o Sector Público".

Toda esta polémica tem por base o acordo firmado entre o Governo, a administração do Porto de Lisboa e a Liscont, do grupo Mota-Engil, que alargou a concessão de exploração do terminal de contentores de Alcântara até 27 anos sem concurso público.
A avaliação final do Tribunal de Contas, liderado por Guilherme d'Oliveira Martins, baseiam-se em cinco pontos-chave:

1. A posição negocial do Estado foi fragilizada à partida por se tratar de um contrato renegociado por ajuste directo "sem recurso a qualquer procedimento competitivo".
2. Não houve a fixação prévia da parte do Estado de critérios e objectivos rigorosos, o que resultou numa perda de valor em relação ao contrato anterior.
3. O contrato é desequilibrado no que toca à partilha de risco e consente uma expectativa "desproporcionada" de remuneração dos accionistas de quase 14%.
4. O contrato foi celebrado sem haver "uma análise, nem uma avaliação quantitativa dos riscos a incorrer" pelo Estado.
5. O ‘timing' do contrato, dada a crise económica, e a extensão do prazo da concessão por mais 27 anos também são questionados pelo Tribunal de Contas.

Em reacção a este relatório final, que será agora enviado para a Procuradoria-Geral da República, o Governo já fez saber que considera que o documento contém "erros factuais elementares, omissões graves e afirmações infundadas".
Em reacção a este relatório final, que será agora enviado para a Procuradoria-Geral da República, o Governo já fez saber que considera que o documento contém "erros factuais elementares, omissões graves e afirmações infundadas".
No esclarecimento publicado no ‘site' do Ministério das Obras Públicas, o Governo acusa ainda o TC de opinar em dossiers "fora do âmbito de competências.s Obras Públicas, o Governo acusa ainda o TC de opinar em dossiers "fora do âmbito de competências.» in http://economico.sapo.pt/noticias/tribunal-de-contas-arrasa-negocio-de-alcantara_65623.html
---------------------------------------------------------------------------
Estado compensará Liscont se contentores derem prejuízo... ai, ai, isto foi omitido pelo estado nos contractos e vejam lá se não sai beneficiada a Empresa Mota & Companhia do ex-ministro Jorge Coelho; é isto um governo de esquerda, socialista?!

2 comentários:

  1. Verdade verdadinha.
    Antes não fosse.
    Pesadelo a que nos remeteu esse de Engenheiro.
    Nuvem negra sobre cabeças.
    Se fim se princípio nem sabemos.
    Dói mesmo.
    É facto.
    Sabêmo-lo demasiadamente.
    Quem vier feche porta.
    (Se é que fecha, de empenada depois de arrombada.)
    J C, só milagre de S. Nuno poderá devolver-nos a dignidade.
    Após a infâmia!

    ResponderEliminar
  2. Amigo, Poeta, Ângelo Ôchoa, grandes palavras as suas!
    Sócrates e Lino, jamais!

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover