26/07/09

Amarante Oliveira - Freguesia de Oliveira, Vila Meã, Amarante!















«Freguesia de Oliveira, Vila Meã, Amarante

A freguesia de S. Paio de Oliveira é uma das três freguesias de Vila Meã (as outras são Ataíde e Real), povoação do Concelho de Amarante que foi elevada a categoria de Vila, por deliberação da Assembleia da República, em 18 de dezembro de 1987.
Vila Meã foi, desde a Idade Média, sede do antigo concelho de Santa Cruz de Riba Tâmega, extinto em 24 de outubro de 1855.
A freguesia de Oliveira entegrou desde sempre esse concelho, sendo já citada nas Inquirições de 1220 e 1258. É citada igualmente no foral que D. manuel II concedeu a Santa Cruz de Riba Tâmega, em 1513.
Embora o patrono da freguesia seja S. Paio, a religiosidade dos seus habitantes manifestou-se ao longo dos tempos, de forma mais vincada, no culto de Nossa Senhora da Guia, a quem foi dedicada uma capela no lugar da Torre. A capela encontra-se actualmente em estado de ruína, mas o culto mantém-se, agora na Igreja Matriz, onde continua exposta a imagem.
Freguesia eminentemente rural, a sua paisagem, tal como a do resto da vila, marcada fortemente pelo o rio Odres. Embora pequeno, este afluente do rio Tâmega, é o maior responsável pela enorme fertilidade de um extenso vale que se prolonga desde Santa Cristina de Figueiró, onde nasce, até Canaveses, onde tem a sua foz.
A Freguesia de S. Paio de Oliveira dista 16 quilómetros da cidade de Amarante, estando situada no extremo sudoeste do concelho. Faz fronteira com Lousada e Penafiel.
Conjuntamente com Real e Ataíde forma o núcleo de Vila Meã, elevada a Vila em Dezembro de 1987.
Marcadamente rural, a freguesia tem, de acordo com o último censo, uma população de 949 pessoas, o que significa o aumento, em 10 anos, de 219 habitantes.» in http://www.amarante.pt/freguesias/oliveira/

«S. Paio


S. Paio foi um jovem mártir de 12 ou 13 anos que terá dado a vida em defesa da sua fé, a qual não negou, nem mesmo em troca de ofertas de riqueza e liberdade. Reza a lenda que o jovem se encontrava preso como refém dum Rei Mouro e era a garantia do regresso do tio, o qual tinha sido condicionalmente libertado para encontrar a forma de pagar o resgate de ambos.
Paio, menino prodígio, com grandes qualidades e virtudes, inflexível na sua adoração a Deus, foi cruelmente torturado pelo Rei Mouro, feito em pedaços e posteriormente lançado ao Rio Guadalquivir.» in http://www2.dlc.ua.pt/etnografia/sao_paio_da_torreira.htm

2 comentários:

  1. Sou neta do Sr. Bruno Silva e D. Alzira Silva que viviam no lugar da Quebrada há 30 anos, agora uma casa moderna com piscina, e fiquei muito feliz ao ver estas fotografias de Oliveira, onde passei os verões da minha infância. Obrigada!

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que gostou do meu post simples de uma pessoa simples, Virgínia!

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover