17/07/09

Amarante - Associação Empresarial de Amarante espera mais de 10000 visitantes à Feira do Artesanato e Gastronomia, Edição 2009!

«AMARANTE: Associação Empresarial de Amarante espera mais de 10000 visitantes à Feira do Artesanato e Gastronomia
(16-07-2009)



AMARANTE: Associação Empresarial de Amarante espera mais de 10000 visitantes à Feira do Artesanato e Gastronomia


Miguel Carvalho
© Todos os direitos reservados

“Baseado no que vimos neste primeiro fim de semana e face ao contexto actual da economia, podemos dizer que estamos satisfeitos com o número de visitantes até hoje” - Luís Miguel Ribeiro, presidente da AE Amarante


Paulo Teixeira





O presidente da Associação Empresarial de Amarante, Luís Miguel Ribeiro espera que este ano a Feira de Artesanato e Gastronomia de Amarante (FAGA) receba mais de 10.000 visitantes, número que tem sido constante nos últimos anos. “Baseado no que vimos neste primeiro fim de semana e face ao contexto actual da economia, podemos dizer que estamos satisfeitos com o número de visitantes até hoje.”
Cerca de trinta expositores estão presentes na feira, contando-se entre eles vários restaurantes, tasquinhas, associações locais e juntas de freguesia. Luís Ribeiro diz que este ano os restaurantes que estão na feira “não deixam ficar mal a gastronomia local, antes pelo contrário.”
Uma novidade para a FAGA deste ano prende-se com os vinhos: “Ao contrario dos anos anteriores, onde os vinhos verdes da região eram expostos num pavilhão, decidiu-se que este ano seria preferível juntar os vinhos à gastronomia”, explicou o presidente.
Coube à PROVIVERDE, associação de produtores e engarrafadores de vinhos verdes de Amarante, a tarefa de elaborar a carta de vinhos dos três restaurantes presentes, de forma a “contextualizar a realidade do vinho verde, que é um vinho de mesa, feito para acompanhar as refeições. O seu lugar natural é à mesa.”
A presença das juntas de freguesia nesta feira é um outro ponto que a presidência destaca como “significativo” para o contexto da feira: “As juntas são importantes porque trazem aqui algumas novidades, coisas que desconhecemos que acabam por ser significantes. Por exemplo, o artista que faz pinturas muito bonitas, os artesãos que eles conhecem melhor que ninguém e também um bocado daquilo que é a sua cultura muito específica.” Por seu lado a riqueza das paisagens de algumas das freguesias de Amarante é, na opinião de Luís Ribeiro, “um produto que Amarante pode oferecer.”
Uma comparação com feiras anteriores “não é justo” na opinião do presidente da AEA, “é simplesmente diferente. Já houveram feiras com mais stands, depois não houveram feiras e agora está de volta.” Uma das novidades para este ano é o alargamento das idades do publico alvo no certame, em particular para a faixa mais jovem.
“Esta é uma das missões da associação empresarial – explica Luís Ribeiro – mostrar aos jovens o que temos em Amarante, isto porque vemos muitas vezes que a juventude cá conhece pouco da sua terra.” O desfile de moda que se realizou no mês passado foi um dos primeiros eventos em que a associação tentou mostrar aos jovens que “o que há nas grandes cidades também há em Amarante.”
A animação cultural da FAGA tem vários eventos destinados aos mais jovens, como um concurso de karaoke, uma noite com DJs e permitindo a colocação de um bar, para alem de actividades de desportos radicais. “Este discurso de se fixarem cá os jovens, de criar condições para que fiquem cá, acho que já está ultrapassado. Estamos num mundo cada vez mais global, temos que deixar as pessoas sair, ganharem novas experiências e depois sim, com a experiencia que ganham, fixaram-se no concelho.”
Mas o que é mais importante para Amarante é atrair pessoas de fora “que se instalem cá, com o seu conhecimento e a sua experiência. Esse facto é um desafio que as instituições em Amarante têm e que a associação tem que assumir o seu papel nesse processo. Temos que criar condições para criar massa crítica para o concelho. A associação, quando promove estes eventos, é sempre para trazer pessoas e dar uma maior dinâmica a Amarante”, concluiu o presidente da AE Amarante.» in http://www.tamegaonline.info/v2/noticia.asp?cod=2339

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover