Estalagem da Antiga Estrada Pombalina, Amarante-Régua!
«A Freguesia
São Martinho de Carneiro é uma das mais distantes freguesias da sede do concelho. A treze quilómetros de Amarante, situa-se no extremo sudoeste do concelho, fazendo fronteira com outro limítrofe, Baião.
Freguesia pobre, localizada nas abas da serra, é uma das de maior altitude, das 40 que compõem o concelho.
Os vestígios pré-históricos encontrados pela arqueologia, como a Anta da Aboboreira, demonstram o remoto povoamento desta aldeia.
Como a topografia deixa adivinhar, esses povos primeiro escolhiam as zonas de maior altitude, de forma que lhes permitisse a defesa eficaz contra os perigos que enfrentavam.
Muito longe da sede de concelho, Carneiro é freguesia de bonitas paisagens, mas que vive com alguns problemas, decorrentes exactamente do facto de estar distante dos poderes de decisão.
Na segunda metade do século XX, assistiu-se a uma vaga de emigração para outras povoações do país. A maior parte da sua população saiu, então, em busca de melhores condições de vida, para Santa Iria da Azóia, pertencente ao concelho de Loures.» in http://www.amarante.pt/freguesias/carneiro/
«Igreja Paroquial de Carneiro
Tipologia
Igreja de uma nave e capela-mor rectangular, ambas com tectos de cimento areado.
Tem campanário e sacristia adossadas pelo lado sul.
Cronologia
Fundação da Igreja – provavelmente anterior ao séc. XVIII (v. obs.).
Supõe-se que a sacristia terá sido acrescentada no séc. XX.
Estilo
Singela e sem ornato, modesta tanto no exterior quanto no interior, remete para o estilo “chão”.
Dedicação
S. Martinho, apóstolo das Gálias, nascido na Panónia (Hungria) em 317, São Martinho foi educado em Pavia.
A princípio soldado, fez-se depois baptizar e começou uma carreira eclesiástica ao lado de Santo Hilário, Bispo de Poitiers. A sua acção episcopal foi enorme, fundando numerosas Paróquias e obtendo conversões em massa.» in http://www.amarante.pt/freguesias/carneiro/index.php?op=conteudo⟨=pt&id=22
HÁ MUITO QUE FAZER NESTAS LOCALIDADES ESQUECIDAS NO MAPA, ONDE AINDA SE VÊ ESTRADAS DE TERRA E MUITA POUCO INTERVENÇÃO CAMARÁRIA. O PATRIMÓNIO É BONITO MAS HÁ QUE CRIAR MEIOS PARA LHE TER ACESSO E OUTRAS MAIS VALIAS, QUE EM ASSOCIAÇÃO COM O NATURAL CRIAM MAIS VISITAS, MAIS TURISTAS, DINAMIZANDO O COMÉRCIO LOCAL.
ResponderEliminarJá agora muitíssimo obrigado por fazer a divulgação de outro blogue que está a meu encargo, BEM - ESTAR
ResponderEliminarRicardo
Viva Ricardo:
ResponderEliminarConcordo em absoluto com o que escreveu, até porquer existe nas freguesias de amarante um enorme potencial turístico, com locais cheios de história e estórias, como aqui por exemplo as antigas estalagens da mítica estrada pombalina.
Teremos que ser capazes de incentivar e criar condições de evolução destes recantos maravilhosos de Amarante.
Um abraço,
Helder Barros
Não tem que agradecer Ricardo.
ResponderEliminarTemos um objectivo comum que passa pela divulgação de Amarante.
Amamos e queremos o melhor para as nossas terras!
Helder estou encantada com teu blog, meu bisavo é desta freguesia , é daí , é emocionante ver minhas origens, pois sou brasileira e espero em breve pode ver essas maravilhas de perto , gostaria de manter contato contigo , para que eu possa saber ainda mais sobre essa freguesia .....um abraço e parabéns pelo seu blog
ResponderEliminarGostaria de deixar o meu msn para possiveís contatos liliitaa_@hotmail.com
O meu msn é: helderbarros69@hotmail.com
ResponderEliminarAo dispor,
Helder Barros