25/07/09

Partido Socialista - O trajeto sinuoso e errático do Dr. Francisco Assis e a libertação de Alegre!



«PS: Francisco Assis passa de 7º pelo Porto para cabeça de lista pela Guarda
sábado, 25 de julho de 2009


O ex-líder parlamentar do PS Francisco Assis foi hoje escolhido para cabeça de lista pela Guarda, quando às 23:30 de sexta-feira o próprio ainda pensava que seria sétimo pelo círculo eleitoral do Porto.
A inclusão de Francisco Assis entre os cabeças de lista do PS às próximas eleições legislativas foi a última novidade da reunião da Comissão Política.
A meio da Comissão Política, Assis disse aos jornalistas que estaria no sétimo lugar pelo Porto, mas, no final da reunião, o seu nome já constava como primeiro pela Guarda.
Nas listas do PS, o secretário-geral da JS, Duarte Cordeiro, vai ser 14º por Lisboa, a secretária de Estado da Reinserção Social, Idália Moniz, é segunda por Santarém, e a secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, ocupa o terceiro lugar pelo Porto.

Aveiro sem consenso

As listas do PS de candidatos a deputados foram hoje quase todas aprovadas sem votos contra, mas Aveiro foi a excepção, que registou oito rejeições, devido à não inclusão do secretário-geral adjunto da JS Pedro Vaz.
No final da reunião da Comissão Política Nacional do PS, o porta-voz dos socialistas, João Tiago Silveira, afirmou que as listas de candidatos a deputados “foram aprovadas com larguíssima maioria e com larguíssimo consenso”.
“As listas foram aprovadas com rapidez e antes tinham sido sujeitas a um intenso debate no PS. Houve debate antes, houve apreciação agora e houve uma votação esmagadora no sentido da aprovação destas listas”, declarou João Tiago Silveira.
No caso de Aveiro, o secretário-geral da JS, Duarte Cordeiro, pediu a palavra para solicitar a inclusão do seu “número dois” da organização na lista de candidatos a deputados, que é liderada por Maria de Belém e que tem Sérgio Sousa Pinto como “número três”, mas o líder da federação, Afonso Candal, recusou.

Na votação da lista por Aveiro, registaram-se oito votos contra e 12 abstenções.

Os cabeças de lista do PS nas próximas eleições legislativas são os seguintes: Maria de Belém (Aveiro), Luís Pia Ameixa (Beja), António José Seguro (Braga), Mota Andrade (Bragança), José Sócrates (Castelo Branco), Ana Jorge (Coimbra), Carlos Zorrinho (Évora), Francisco Assis (Guarda), Luís Amado (Leiria), Jaime Gama (Lisboa), João Soares (Faro), Miranda Calha (Portalegre), Alberto Martins (Porto), Jorge Lacão (Santarém), Vieira da Silva (Setúbal), Rosalina Martins (Viana do Castelo), Pedro Silva Pereira (Vila Real), José Junqueiro (Viseu), Ricardo Rodrigues (Açores) e Bernardo Trindade (Madeira).

Alegre e outros nomes de topo fora das listas

Arons de Carvalho, fundador do PS e ex-secretário de Estado da Comunicação Social, assim como três deputadas da corrente de Manuel Alegre, não vão fazer parte das listas de candidatos a deputados pelos socialistas.
As listas de candidatos a deputados do PS foram aprovadas esta madrugada, durante uma reunião da Comissão Política Nacional, quase todas sem votos contra, excepção feita a Aveiro, que registou oito votos contra e 12 abstenções.
Nas últimas eleições legislativas, Arons de Carvalho foi candidato pelo círculo eleitoral de Lisboa e, durante a última legislatura, manteve-se ligado no Parlamento às questões da comunicação social, mas agora não figura nas listas de candidatos a deputados.
Do grupo de Manuel Alegre no Grupo Parlamentar do PS, além do próprio ex-candidato presidencial, também saem das listas de candidatos a deputados Teresa Portugal (por opção própria), Júlia Caré e Eugénia Alho.
Não farão igualmente parte das listas de deputados a ex-ministra da Cultura Isabel Pires de Lima, o ex-secretário de Estado da Cooperação José Lamego, o secretário de Estado do 
Desenvolvimento Rural, Ascenso Simões (nas últimas legislativas foi cabeça de lista por Vila Real), o secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, e os secretários de Estado da Justiça Conde Rodrigues e João Tiago Silveira (também porta-voz do PS).
Nas listas de candidatos a deputados do PS mantêm-se dois elementos do Movimento Humanismo e Democracia (MHD): Rosário Carneiro (sexta na lista do Porto) e Teresa Venda (terceira por Braga).» in http://www.maraoonline.com/Marao_2009/Marao_Online/Entradas/2009/7/25_PS__Francisco_Assis_passa_de_7_pelo_Porto_para_cabeca_de_lista_pela_Guarda.html
--------------------------------------------------------------------------
E o PS já tem o Candidato Presidencial Ideal, afinal o último elo que lhe poderá conferir uma viragem à esquerda nas suas políticas... de confusa ideologia!

A todos aqueles que se recordam, como eu, do trajeto político do Dr. Francisco Assis, desde que abandonou a Presidência da Câmara de Amarante, o caso Felgueiras, as férias douradas na Europa, não deve ficar muito admirado com isto... agora é por isto que os Portugueses gostam cada vez menos de política; os Deputados da Guarda não deveriam estar representados por elementos de valor que conhecessem bem a realidade local; mas não temos que dar tachos a estes profissionais da política!


2 comentários:

  1. Como sabes, Helder, o Assis conhece de carago a Guarda! E assim assegura o seu tachito... será que em sétimo era eleito pelo Porto? Ora mais vale prevenir do que remediar!
    Excelente! Cada vez gosto mais desta gente!

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover