05/11/08

Obama será a personificação de uma Nova América e de uma Nova Ordem Mundial?




















EUA/Eleições: Sócrates felicita Obama e diz que a sua vitória é uma oportunidade de mudança para o mundo
05 de Novembro de 2008, 06:20

Lisboa, 05 Nov (Lusa) - O primeiro-ministro português, José Sócrates, felicitou hoje Barack Obama pela sua vitória nas presidenciais norte-americanas, considerando que o seu triunfo representa "uma oportunidade de mudança para os Estados Unidos e para o mundo".
Na sua mensagem, o primeiro-ministro considera que a vitória do candidato democrata e senador do Ilinois constitui "um momento histórico".
"A voz de Barack Obama é uma voz de esperança e a sua eleição representa uma oportunidade de mudança para os Estados Unidos e para o mundo", sublinha José Sócrates.
Para o primeiro-ministro português, a eleição de Barack Obama "representa também a possibilidade de um novo ciclo de relacionamento entre os Estados Unidos e a Europa ao serviço da paz, da cooperação entre os povos e de uma globalização mais justa e regulada".
O democrata Barack Obama entrou hoje para a história ao vencer as eleições e tornar-se no primeiro negro a alcançar o cargo de Presidente dos Estados Unidos da América.
O senador do Ilinois chega aos 47 anos à chefia da maior economia do mundo, após uma campanha eleitoral onde era considerado o grande favorito para vencer nos Estados ganhos pelo democrata John Kerry em 2004.
Os democratas alargaram ainda as suas maiorias tanto no Senado como na Câmara dos Representantes.
O senador do Illinois toma posse a 20 de Janeiro como Presidente dos EUA, 145 anos depois de Abraham Lincoln abolir a escravatura. PMF. Lusa/fim.» in http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/712d6e5699b1e6f2e2ab8b.html
-----------------------------------------------------------------------------
Acho que a mudança na América era uma facto fundamental, pelo menos, para mudar o actual paradigma na Ordem Mundial, económica, política e geo-estratégica! Posto isto, considero no entanto que a alegria vivida por uma certa esquerda europeia, que por fanatismo politico vê no facto da entrada de um Republicano para a Casa Branca, como a panaceia para todos os males e um factor de mudança da política Imperialista Americana. Desenganem-se meus amigos, primeiro, quem manda na América como em qualquer outro país são os grandes interesses económicos, que também patrocinaram a campanha do Senhor Obama; segundo, a América já teve Presidentes Democratas que usavam a Sala Oval para fazer política oral, e nunca foram o tal exemplo para o Mundo de que se fala... O que eu espero é que a Europa assuma as suas responsabilidades e contrarie a superioridade Americana, reduzindo a dependência energética face à América e deixe de criticar tudo que vem dela, e concomitantemente a esteja sempre a imitar. E aí sim, talvez a América mude e tenhamos mais motivação para uma colaboração efectiva para a resolução dos problemas que afectam o Planeta, esta Aldeia Global. Enfim, tenhamos esperança, tentemos concretizar as nossas ideologias, ou como muito bem dizia Martin Luther King, "I have a dream!"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover