26/11/08

Liga dos Campeões: Fenerbahçe 1 vs F.C. Porto - F.C. do Porto passa à 2.ª Fase com uma magnífica exibição!
















«Robustez de Champions


Dados para discutir à priori: O F.C. Porto nunca tinha perdido com equipas turcas, o Fenerbahçe só registava três derrotas caseiras nas mais recentes aparições europeias. O Dragão, por outro lado, queria vencer para chegar aos oitavos-de-final, a equipa de Aragonés propunha-se a rectificar a má imagem das rondas iniciais. Previa-se intensidade. À posteriori, recuperado o fôlego e superadas as emoções, regista-se nova noite de sonho do Tricampeão português. Com Lisandro Lopez a bisar e uma máquina a silenciar o Bósforo.


Tal como há pouco mais de um ano, o F.C. Porto regressa sorridente de Istambul. Depois de amordaçar o inferno sonoro do Besiktas, o Dragão cruzou agora o estreito que separa dois mundos para, na entrada da Ásia, provar que a UEFA Champions League é mesmo a sua prova. Desde logo porque é campeão do seu país, essencialmente porque joga com uma qualidade, um querer e uma determinação inacessíveis à maioria. Inequívoco. A fase de grupos já está superada. A uma jornada do fim.


O Fenerbahçe arrancou vigoroso. Com 50 mil prontos a guiá-lo pelo braço até à euforia, procurou impor o seu futebol de elevada qualidade. Procurou, mas não conseguiu. Claramente porque chocou de frente com um conjunto personalizado, ciente dos seus processos e seguro da sua competência. O primeiro disparo de Lisandro Lopez, logo aos oito minutos, libertou uma sensação que os turcos estranharam.


Enquanto o Fenerbahçe rendilhava, urdindo bordados no tapete verde, o F.C. Porto apostava na dinâmica promovida pelos passes de ruptura de Raul Meireles e Tomás Costa, sempre com Hulk e Lisandro em diagonais fracturantes. A transição, tal como Aragonés previra, era estonteante. Não surpreendeu, por conseguinte, o primeiro golo azul e branco, com Licha, numa acrobacia divina, no seguimento de um cruzamento perfeito de Bruno Alves, a calar o vulcão.


A chama do Dragão parecia imune a bloqueios. Subia a confiança e o bloco, a máquina acelerava. Rumo ao golo, ao segundo festejo, novamente motivado pelo acerto de Lisandro, agora de pé esquerdo, com crença e segurança, numa intrigante combinação entre o sangue frio de um matador e a fúria de um goleador inflamado.


A vantagem era robusta, mas o F.C. Porto queria insistir. E Raul Meireles, sem pensar um instante que fosse, como se aquele processo fosse tão natural como a respiração, rasgou o céu com um passe teleguiado que deixou Tomás Costa nas margens da perfeição. Recepção e chapéu, com Demirel a ver, aturdido. Que golo teria sido. O poste não consentiu, o Dragão encolheu os ombros. Havia tempo para mais.


Do intervalo veio um Fenerbahçe mais galopante, mais intenso pela direita, com Kazim Kazim a procurar acelerações e cruzamentos constantes. O melhor que conseguiria, porém, seria reduzir para 1-2, num remate fortuito que resvalou em Bruno Alves e traiu Helton. Só assim, aos trambolhões, a estrutura do F.C. Porto podia ser abanada.


Rodríguez, de resto, já tinha disparado à figura do guarda-redes e Hulk perdido o 0-3 por milímetros. O triunfo parecia mais que provável e não seria aquele imprevisto a abrir brechas na estrutura. Era uma questão de tempo. Com Jesualdo Ferreira a (re)compor o eixo central, o F.C. Porto controlava tudo e todos. Era esperar para festejar. Mais um grande sucesso.


UEFA Champions League (Grupo G, 5ª jornada)


Estádio Sukru Saraçoglu, em Istambul
Árbitro: Alberto Undiano Mallenco (Espanha)
Assistentes: Fermin Martinez Ibanez e Roberto Alonso Fernandez
4º árbitro: José Luis Parada Romero


FENERBAHÇE: Volkan Demirel; Gokhan Gonul, Yasin Çakmak, Edu Dracena e Roberto Carlos; Josico e Emre; Deivid, Alex «cap.» e Ugur Boral; Guiza
Substituições: Emre por Kazim Kazim (46m) e Gokhan Gonul por Burak Yilmaz
Não utilizados: Babacan, Vederson, Bilgin, Turaci e Maldonado
Treinador: Luis Aragonés


Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves e Pedro Emanuel «cap.»; Fernando, Tomás Costa e Raul Meireles; Lisandro Lopez, Hulk e Rodríguez
Substituições: Tomás Costa por Guarin (61m), Rodríguez por Mariano Gonzalez (74m) e Hulk por Pelé (79m)
Treinador: Jesualdo Ferreira


Ao intervalo: 0-2
Marcadores: Lisandro Lopez (18 e 28m) e Kazim Kazim (63m)
Disciplina: Cartão amarelo a Emre (25m), Fernando (32m), Yasin Çakmak (38m), Ugur Boral (72m), Edu Dracena (86m) e Gokhan Gonul (90m)» in site F.C. Porto.
----------------------------------------------------------------------------------
O F.C. do Porto, por muito que custe aos elitistas, centralistas e sulistas, continua a ser a equipa que mais prestigio internacional tem, desde que há democracia e um tratamento menos imparcial pela imprensa e instituições centralizadas na capital capitalista!
Os jogadores do F.C. do Porto jogaram e venceram ontem num palco muito difícil e com uma garra e uma atitude de verdadeiros campeões. Viva o F.C. do porto, Viva Portugal, com duas equipas na 2.ª Fase da Liga dos Campeões, sendo que o Sporting está lá, igualmente, com grande mérito! Recorde-se ainda que é a terceira vez consecutiva que o F.C. Porto passa à segunda fase da Liga dos Campeões...


1.º Golo do F.C. do Porto por Lisandro!



2.º Golo do F.C. do Porto por Lisandro!



Golo do FENERBAHÇE, que ainda conseguiu reduzir!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover