18/11/08

Educação em Portugal - A Ministra que negoceia, mas que nunca cede...



















«A avaliação é um dado adquirido em todas as escolas

A ministra da Educação convocou uma conferência de imprensa extraordinária, ao final de um dia de negociações com os professores e com o Conselho das Escolas, que exigiram a suspensão do actual modelo de avaliação. Maria de Lurdes Rodrigues não cede.
Confrontada pelos jornalistas com as exigências do Conselho das Escolas, a ministra da Educação evitou comentar o pedido de suspensão do actual modelo de avaliação de professores.
«Aquilo de que as escolas me deram conta foi da dificuldade de gerir momentos de tensão», afirmou Maria de Lurdes Rodrigues, que afirmou que «em todas as escolas» se está a trabalhar para executar a avaliação de professores.
«A avaliação é um dado adquirido em todas as escolas», assegurou, numa conferência de imprensa marcada por alguma tensão entre os jornalistas e a ministra.
«No momento próprio tomarei as decisões que acharei necessário tomar», afirmou Maria de Lurdes Rodrigues, que no entanto assegurou que «a avaliação será feita este ano».
A firmeza da ministra colide com a exigência da Fenprof da suspensão imediata da avaliação. Hoje, o líder da federação sindical, Mário Nogueira, anunciou que abandonará a reunião de quarta-feira com o Ministério caso Maria de Lurdes não suspendesse a avaliação.
Esta terça-feira, Mário Nogueira abandonou a reunião cinco minutos depois do início, queixando-se da falta de flexibilidade da ministra.
«Não participamos em simulações negociais. O Ministério da Educação não alterará no essencial as suas posições, nomeadamente o facto de as classificações da avaliação de desempenho contarem para a graduação profissional dos professores», afirmou o líder sindical. SOL» in http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=117306
---------------------------------------------------------------------------
- Ora para que será que a Senhora Ministra deu hoje uma conferência de imprensa ao final do dia? - Para dizer que quer negociar, mas não cede? - Para dizer qual a votação do Conselho de Escolas da passada 2.ª feira? - Seria para dizer que o Modelo é fantástico, embora esteja sempre a dizer que é preciso simplificá-lo? - Ou para dizer que as pessoas é que não sabiam ler o Novo estatuto do Aluno? - Ninguém entendeu, como sempre. A Senhora Ministra fala uma linguagem enigmática, quiçá reflexo da sua personalidade. Como diria uma famosa dupla de humoristas: conversa da treta!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover