21/11/08

Educação em Portugal - O Conselho de Escolas também quer a suspensão do Processo de Avaliação











«Educação

Conselho das Escolas deverá manter pedido de suspensão do processo de avaliação
O presidente do Conselho das Escolas (CE) revelou hoje que este órgão consultivo «provavelmente manterá» o pedido de suspensão do processo de avaliação de desempenho dos professores, apesar das alterações ao modelo anunciadas quinta-feira pelo Governo
«O Conselho das Escolas, como órgão consultivo, sugeriu a suspensão do processo de avaliação. Foi uma decisão tomada na passada segunda-feira. Provavelmente manterá essa posição» , disse Álvaro Almeida dos Santos, à saída de uma reunião com a ministra da Educação, em Lisboa.
No inicio da semana, a maioria dos conselheiros que integram o CE aprovou uma moção a pedir a suspensão do processo de avaliação de desempenho dos professores, até que o mesmo seja substituído por outro «competente, compreendido e aceite» pelos docentes, tendo saído vencida uma outra moção que reivindicava uma «revisão profunda» do modelo.
Após um conselho de ministros extraordinário, a ministra Maria de Lurdes Rodrigues anunciou quinta-feira um conjunto de medidas de simplificação do modelo de avaliação, deixando cair critérios como os resultados escolares dos alunos e a obrigatoriedade da observação de aulas.
Questionado sobre se estas alterações serão suficientes para acalmar a contestação dos professores e a agitação vivida nas escolas, Álvaro Almeida dos Santos escusou-se a tecer comentários, considerando que o futuro «é imprevisível».
Em declarações aos jornalistas, o presidente do CE referiu-se ainda à contestação interna de que é alvo neste órgão consultivo, depois de alguns membros terem pedido a sua demissão, afirmando que «os colegas terão de explicar» essa posição.
«Vou tratar disso no interior do CE» , acrescentou.
Na reunião com a ministra esteve também o presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais, que se mostrou mais optimista relativamente à possibilidade de desenvolver a serenidade às escolas, acreditando até que se pode «estar perante a assinatura de um novo memorando».
«Estão criadas as condições para que seja aplicada a avaliação. Foram inventariadas soluções para todos os casos, que são mais generosas» , afirmou Albino Almeida. Lusa/SOL
-------------------------------------------------------------------
Começa a ser claro, finalmente, que este Modelo de Avaliação nasceu torto... parece-me que a inflexão da Sra. Ministra relativamente a este modelo, que aconteceu ontem, só se poderia justificar num país onde imperassem a honra e a decência pessoais. Mas não; a senhora maquilhou-se, travestiu-se de pessoa aberta ao diálogo... mas não convence! Na entrevista com a Dra. Judite de Sousa, a Senhora Ministra colocou cores mais vivas, tirou a sua habitual carranca carregada e parecia, talvez inspirada no seu Mundo Magalhães, ser uma parceira privilegiados dos docentes Portugueses. Nunca lhe perdoarei Senhora Ministra, a Senhora rebaixou a figura do Professor, como nunca nenhum politico havia feito antes... e lá diz o povo: "quem semeia ventos, colhe tempestades!". Escusa de continuar o seu exercício de dissimulação; "Estamos de Luto e em Luta!

2 comentários:

  1. De luto e em luta, disseste-o muito bem!
    E não vamos em conversas da treta.

    ResponderEliminar
  2. Conversas da trata... soa-me a algo conhecido! A nós ela não nos engana! A luta continua!

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover