22/11/08

Ângelo Ôchoa - "Quotidiano"




Do repetitivo quotidiano:


Invariavelmente,
pelas sete menos cinco da manhã,
a sexagenária empregada da limpeza
descia sozinha dum autocarro
que adrede parava
mesmo ao chegar à praceta.
Era uma princesa,
que por vezes me atirava o seu bom dia
para a janela onde alheado poetava.
E prosseguia adiante
o seu caminho duns curtos passos,
carregando dois sacos fundos,
um a cada mão,
dois sacos cheios de paz.
-
'Também Através da Poesia se Constrói a Paz'
in
'Sonhadas Palavras'

http://angeloochoa.net/umultimo/index.html

2 comentários:

  1. a paz está aí, helder barros amigo, e tem nome, maria da luz silva, agora sexagenária empregada da limpeza... ou... se quisermos a rainha da paz miriam a judiazinha de nazareth poetisa e mae incansavel de lidas infindas ou ainda se quisermos jezuz o cristo o principe da paz. não se trata de vagas teorias mas de vida com documentaçao humana vida em carne viva... nestes 'tempos sombrios' como escreve este sábado no público, pg 45, pacheco pereira... (eu carregaria a nota e diria nestes tempos sinistros e tenebrosos) podemos com ligeiro esforço mnésico buscar mais nomes do mesmo nome da paz -- gandi joao xxiii teresa de calcutá el povorello de assis e muitos outros mais... q paz e serviço honesto ou fruto de trabalho e serviço honesto andam de mãos dadas -- nao consta dentre tanto anonimo obreiro de paz e q dao nome à paz haja fuga a fisco, risco em acçoes mal investidas, ou muito pouco mais ou menos (e a exemplo) «branqueamento de capitais»... paz é fazer o q é preciso para o pao com suor do rosto . e nao me venham esses senhores ou poetastros dos anti-religiosos complexos de esquerda dizer-nos q «não há maior desgosto nem há maior vilania...»
    fique bem, caro professor e informático, e as duas coisas a um tempo, fique bem helber barros babo amigo, fique em paz e em bem, em portuguesa paz e em franciscano bem -- e cuide sua esperança seja viva nestes atribulados nossos tempos de hoje.ochoa

    ResponderEliminar
  2. Caro Amigo Poeta, Ângelo Ôchoa:

    Fico feliz que o meu pobre trabalho, feito entre intervalos de muita agitação laboral o deixe feliz! Quanto a estar em Paz, estou porque estamos com Deus, mas tenho que admitir que os Dias de hoe bem precisam de epifanias, pois com os ladrões e indecentes que nos governam, é dificil ter paz de espirito. Estou preocupado comigo, mjas muito mais com os meus filhos, pois estes ladrões tudo vão delapidar.
    No Natal, farei o trabalho do Menino Jesus de Praga, como humilde prenda de Natal ao Amigo Ôchoa pelo que em Dezembeo, lá para meados, lhe pedirei que me remeta o Poema sobre o Menino Jesus de Praga! Grande Abraço, Helder Barros!

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover