06/11/08

Dinamo Kiev 1 vs F.C. Porto 2 - Hoje viu-se atitude à dragão!






























«Obrigado por terem acreditado!

As palavras de Jesualdo Ferreira foram premonitórias. Ontem, nas emoções verbalizadas, o treinador apresentou-se tranquilo e pediu para os seus jogadores acreditarem naquilo que fazem. Esta noite, no palco, onde os Tricampeões se sentem bem, a resposta foi excelente. E misturou crença, chama, futebol. Os portistas agradecem mais esta alegria.
Hoje nem o azar abateu o Dragão. A roleta ucraniana desviou para o poste um tiro para golo de Raul Meireles, mas fez questão de encaminhar para a baliza de Helton o primeiro desenho ofensivo do Dínamo. E Bogush acabara de bloquear um disparo de Rodríguez… O que fazer? A sina do costume, sem pré-aviso, sem qualquer justificação, contra a corrente positiva que o F.C. Porto criara aos pontapés iniciais.
Tal como no Dragão, o Dínamo não estava em campo para encantar. A prioridade era encurtar espaços, esmagar o risco, defender o nulo. A ganhar, logo aos 20 minutos, o quadro parecia-lhe ainda mais perfeito. A ponto de justificar a presença de apenas três jogadores nas bolas paradas ofensivas. Sinal de respeito, pois claro.
Após uma primeira parte de sentido único, que destacou a tranquilidade azul e branca e o rigor recuado dos ucranianos, Jesualdo Ferreira insistiu na argumentação e lançou Hulk, posicionando a estratégia ainda mais para diante. O F.C. Porto crescia a cada ensaio, rasgando os flancos, avançando vertical e imponente. Só Bogush parecia capaz de resistir. Aos tiros de Rodríguez, às investidas de Lisandro, às ameaças de Hulk.
Os minutos passavam e o ritmo cardíaco dos portistas galopava. A pouco mais de 20 minutos do fim, Rolando acreditou num livre dirigido com mestria por Raul Meireles e desfez o infortúnio. Vigor, projecção, golo. Imparável! Este era o F.C. Porto do costume, o Dragão ciente dos seus argumentos, aquele que vai sempre ao encontro da vitória. Nem que seja no derradeiro suspiro.
Lisandro teve os três pontos na cabeça em tempo útil, mas o guarda-redes barrou o sonho. Por tudo aquilo que exibira, pela abordagem e pela crença, o F.C. Porto merecia vencer. E venceu. Mesmo depois de um austríaco querer ser figura, com tiques inesperados e um cronómetro… incoerente. Os três minutos de compensação pareciam escassos, mas transformaram-se rapidamente em mais de quatro depois de Lucho ter assinado o triunfo, num contra-ataque perfeito, numa transição tardia que descreveu na perfeição a tal crença que Jesualdo Ferreira previra.

FICHA DO JOGO:

UEFA Champions League 2008/09 (Grupo G – 4ª jornada)
Estádio Valeri Lobanovskiy, em Kiev
Árbitro: Konrad Plautz (Áustria)
Assistentes: Bernhard Zauner e Raimond Buch
4º árbitro: Thomas Steiner

DÍNAMO KIEV: Bogush; Betão, Diakhate, Mikhalik e Nesmachniy «cap.»; Eremenko, Vukojevic, Ghioane e El Kaddouri; Aliyev e Milevskiy
Substituições: Ghioane por Bangoura (60m)
Não utilizados: Shovkovskiy, Sabljic, Shatskikh, Cernat, Romanchuk e Zozulya
Treinador: Yuri Semin

F.C. PORTO: Helton; Sapunaru, Rolando, Bruno Alves e Pedro Emanuel «cap.»; Fernando, Lucho González e Raul Meireles; Sektioui, Lisandro Lopez e Rodríguez
Substituições: Sektioui e Hulk (46m), Sapunaru por Pele (68m) e Pedro Emanuel por Lino (78m)
Não utilizados: Nuno, Stepanov, Mariano Gonzalez e Tomás Costa
Treinador: Jesualdo Ferreira

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Milevskiy (21m), Rolando (68m) e Lucho González (90m)
Disciplina: Cartão amarelo a El Kaddouri (31m), Pedro Emanuel (57m), Hulk (58m), Rodriguez (84m) e Lucho González (87 e 90m)» in site F.C. Porto.

Imagens de mais uma grande vitória internacional do F.C. do Porto!
----------------------------------------------------------------------------
Só umas notas após esta magnífica vitória do F.C. do Porto em Kiev que pode ser muito importante para a passagem do F.C. do Porto à 2.ª fase da Liga dos Campeões. Primeiro, os jogadores mostraram grande atitude, mormente Rodriguez, Rolando, Bruno Alves, Raul Meireles, Lucho, Pedro Emanuel, Fernando; Lisandro, Hulk e grande regresso de Helton. Os Dragões mostraram que estão vivos e estão aí para lutar, apesar de a equipa apresentar evidentes debilidades, principalmente nas alas. Em segundo lugar, tem razão Filipe Soares Franco em estar zangado com a imprensa: não é que no dia em que o Sporting se apurou brilhantemente para a 2.ª fase da Liga dos Campeões e nas vésperas da deslocação do F.C. do Porto à Rússia, só se falava na trivela de Aimar... Senhores jornalistas sejam isentos e não salazarentos, trivelas melhores fazia Ricardo Quaresma, Deco, Jardel e Madjer, quando ao serviço do F.C. Porto e nunca houve tantos holofotes... Liga dos Campeões é para Campeões, depois há os outros... Quem tem mais participações na Champions? Quem já a venceu? Quem passou mais vezes à 2.ª Fase da Champions? - Que saudades do benfica de Salazar, para muitos jornalistas invejosos... Viva o F.C. do Porto, a vencer desde 1893!

2 comentários:

  1. Então parabéns! Sempre vais tendo umas alegrias de vez em quando!
    :)

    ResponderEliminar
  2. Cada vez menos amiga!
    Mas um portista é mais portista nos momentos piores; contra tudo e contra todos! Viva o F.C. Porto!

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover