24/11/11

Ciência - Ricardo de Almeida Jorge (Porto, 9 de Maio de 1858 — Lisboa, 29 de Julho de 1939) foi um médico, investigador e higienista, professor de Medicina e introdutor em Portugal das modernas técnicas e conceitos de saúde pública!

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«Ricardo Jorge
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Ricardo de Almeida Jorge (Porto, 9 de Maio de 1858 — Lisboa, 29 de Julho de 1939) foi um médico, investigador e higienista, professor de Medicina e introdutor em Portugal das modernas técnicas e conceitos de saúde pública. Exerceu diversos cargos na administração da saúde, conseguindo uma importante influência política.
[editar]Biografia


Formou-se na Escola Médico-Cirúrgica do Porto em 1879. Na sua dissertação de licenciatura, intitulada O nervosismo no Passado, abordou a história da Neurologia, um termo que nessa altura ainda não havia sido estatuído. A partir de 1880 foi docente da mesma escola nas cadeiras de Anatomia, Histologia e Fisiologia Experimental. Fez então várias deslocações a Estrasburgo e a Paris (onde assistiu às lições de Jean-Martin Charcot), procurando nos hospitais locais uma aprendizagem impossível de adquirir em Portugal, onde o saber neurológico era ainda incipiente.

Em 1884 abandonou a Neurologia e passou a dedicar-se à Saúde Pública. Com a sua obra Higiene Social Aplicada à Nação Portuguesa, um série de conferências publicada nesse mesmo ano, lançou uma nova perspectiva de abordagem das questões de saúde pública em Portugal, o que o guindaria numa importante carreira de higienista e investigador, com larga influência nas políticas de saúde em Portugal.

Entre 1891 e 1899 foi médico municipal do Porto e responsável pelo Laboratório Municipal de Bacteriologia, tornando-se, em 1895, professor titular da cadeira de Higiene e Medicina Legal da Escola Médico-Cirúrgica do Porto. Em Junho de 1899 deu-se a sua consagração definitiva a nível nacional e alcançou projecção internacional quando, sem hesitações, chegou à prova clínica e epidemiológica da peste bubónica que nesse ano assolou a cidade do Porto, tendo esta sido depois confirmada bacteriologicamente por ele próprio e Câmara Pestana. No entanto, as operações profiláticas que orientou no sentido de eliminar a peste, como a evacuação de casas e o isolamento e desinfecção de domicílios, entre outras, desencadearam a fúria popular que, incentivada por grupos políticos, obrigaram Ricardo Jorge a abandonar a cidade.

Em Outubro de 1899 foi transferido para Lisboa, sendo nomeado Inspector-Geral de Saúde e, depois, professor de Higiene da Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa. Participou em iniciativas como a organização da Assistência Nacional aos Tuberculosos, iniciada em 1899, e o Congresso Internacional de Medicina de 1906, no qual presidiu à Secção de Higiene e Epidemiologia. Em 1903, foi incumbido de organizar e dirigir o Instituto Central de Higiene, que passaria a ter o seu nome a partir de 1929 e hoje é o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.

Nos anos de 1914 e 1915 presidiu à Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa e nos anos seguintes visitou formações sanitárias na zona de guerra em França. Organizou depois a luta contra a pandemia de gripe de 1918, também conhecida por Pneumónica ou Gripe Espanhola, e contra as epidemias de tifo, varíola e difteria que surgiram como consequência das deficientes condições sanitárias do pós-guerra.

Teria sido Ricardo Jorge o responsável nos anos 20 pela proibição da Coca-Cola em Portugal (só 50 anos depois levantada), tendo alegadamente ordenado a sua apreensão e destruição depois de tomar conhecimento do slogan publicitário da bebida criado por Fernando Pessoa: "Primeiro estranha-se, depois entranha-se".[1]

Os interesses de Ricardo Jorge não se limitaram ao campo da medicina. A sua vasta obra inclui publicações versando arte, literatura, história e política.
Referências


↑ A história foi contada por Luís Pedro Moutinho de Almeida, filho do então representante da Coca-Cola em Portugal, no JL - Jornal de Letras, Artes e Ideias (Lisboa, 16 de Março de 1982).

[editar]Ligações externas


Biografia do fundador - Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge
Bibliografia activa e passiva de Ricardo Jorge
Outra nota biográfica do Doutor Ricardo Jorge
Ricardo Jorge, Antigo Estudante da Escola Médico-Cirúrgica do Porto» in http://pt.wikipedia.org/wiki/Ricardo_Jorge
(A Peste Bubónica no Porto, de Ricardo Jorge)

23/11/11

F.C. do Porto Hóquei Patins - Óquei de Barcelos 3 vs F.C. do Porto Império Bonança 5 - Pedro Gil faz "Hat-Trick", Dragões vencem 5 vezes em cinco jogos e estão na frente!




«VITÓRIA EM BARCELOS VALE REGRESSO À LIDERANÇA


O FC Porto Império Bonança venceu esta quarta-feira no rinque do Óquei de Barcelos, por 5-3, com Pedro Gil, em grande forma, a fazer um “hat-trick” e Filipe Santos e Caio a apontarem os restantes tentos. Cumprido este encontro em atraso da quinta jornada do campeonato nacional, os Dragões regressam à liderança, mantendo um registo 100 por cento vitorioso.


Ao intervalo, o FC Porto vencia por 2-1, graças a dois golos de Pedro Gil. Aos 2 minutos da segunda parte, os azuis e brancos triunfavam por 4-1 (tentos de Pedro Gil e Filipe Santos), tendo controlado a partida ao longo da etapa complementar, num pavilhão tradicionalmente difícil. Caio apontou o quinto golo aos 43 minutos e Hugo Costa estabeleceu o resultado final a pouco mais de um minuto do apito final.


Tó Neves fez alinhar a seguinte equipa: Edo Bosch (g.r.), Pedro Moreira , Reinaldo Ventura, Caio (1) e Pedro Gil (3). Jogaram ainda: Filipe Santos (1), Gonçalo Suíssas e Tiago Santos.» in http://www.fcporto.pt/OutrasModalidades/HoqueiPatins/Noticias/noticiahoquei_hoqbarcelosfcpcro_231111_65348.asp

Liga dos Campeões - Shakhtar Donetsk 0 vs F.C. do Porto 2 - Dragões mostraram que se correrem e lutarem... serão sempre Dragões!




«FC PORTO ESTÁ DE VOLTA


As notícias da eliminação do FC Porto na Liga dos Campeões eram um claro exagero. Uma vitória, por 2-0, em Donetsk relança o campeão nacional na competição, precisando agora de bater o Zenit a 6 de Dezembro, no Dragão, para garantir um lugar nos oitavos-de-final. Todos ao Dragão apoiar a equipa.


Ninguém o escondia, os dias não eram propriamente felizes e a equipa não rendia ao nível que habituou os adeptos, mas depois de muito sofrimento, alguma sorte em duas bolas que beijaram os ferros, acabou por ser muito superior na meia-hora final, com Hulk a abrir o marcador a dez minutos do final e um auto-golo de Rat em cima dos 90 a confirmar uma justa vitória do FC Porto.


A noite fria de Donetsk começou com um calafrio na primeira jogada da partida, mas logo a seguir Hulk podia ter aberto o marcador, após um cruzamento de Alvaro Pereira que Hulk recebeu no peito, rematou de pé direito, mas um adversário conseguiu impedir o golo.


O Shakhtar atacava mais e aos dez minutos Luiz Adriano isolou-se e rematou cruzado, com bola a bater no poste. A sorte que tão madrasta tem sido com os Dragões parecia querer dizer que desta vez podíamos contar com ela. E isso voltou a acontecer aos 73 minutos, quando um remate de Fernandinho ressaltou num defesa, obrigando Helton a uma defesa de recurso, com a bola a bater no poste. Pelo meio alguns contra-ataques do FC Porto de perigo relativo, mas à medida que o tempo corria os Dragões ganhavam metros no campo e ameaçavam a baliza de Rybka.


Mas foi no último quarto de hora que o FC Porto acentuou o domínio, com Hulk a isolar-se após um passe belíssimo de João Moutinho e a marcar de pé direito na cara do guarda-redes.


O FC Porto chegava à vantagem, resultado necessário para não depender de uma vitória gorda sobre o Zenit, e em cima dos 90, um remate de Maicon acabou desviado por Rat para a própria baliza.


O FC Porto soma agora sete pontos, precisa de vencer o Zenit para assegurar o apuramento, sendo que já garantiu os serviços mínimos, que é passar para a Liga Europa, competição de que é campeão.


FICHA DE JOGO


Shakhtar Donetsk-FC Porto 0-2
Liga dos Campeões 2011/12, quinta jornada
23 de Novembro de 2011
Donbass Arena, em Donetsk
Assistência: 3275 espectadores


Árbitro: Craig Thomson (Escócia)
Assistentes: Alasdair Ross e Derek Rose
Assistentes adicionais: Steven McLean e Stephen O'Reilly


SHAKHTAR DONETSK: Rybka, Kobin, Kusher, Rakitskiy e Rat; Hubschman e Fernandinho; Eduardo, Mkhitaryan e Willian; Luiz Adriano.
Substituições: Eduardo da Silva por Jadson (59m), Willian por Alex Teixeira (69m), Kobin por Douglas Costa (87m)
Não utilizados: Tetenko, Gai e Chyzhov.
Treinador: Mircea Lucescu


FC PORTO: Helton; Maicon, Otamendi, Rolando e Alvaro Pereira; Fernando, Defour e João Moutinho; Djalma, Hulk e James Rodríguez.
Substituições: Djalma por Cristian Rodriguez (73m), James por Varela (81m), Defour por Souza (88m)
Não utilizados: Bracali, Fucile e Kléber..
Treinador: Vítor Pereira


Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Hulk 79m; Rat 90m (pb)
Disciplina: James Rodriguez 35m, Eduardo da Silva 50m; Jadson 65m; Kobin 75m» in http://www.fcporto.pt/Noticias/Futebol/noticiafutebol_futlcshakhtarfcpcro_231111_65336.asp


2011.11.23 (19h45) - Shakhtar Donetsk 0-2 FC Porto

Música Portuguesa - Cuca Roseta, mais uma voz doce e melodiosa da Música Portuguesa!




Cuca Roseta - "É Lisboa a Namorar"


Cuca Roseta - "Fado dos Barcos" - (Ao vivo com Pierre Aderne - Cool Jazz)
Cuca Roseta - "Maria Lisboa"

Cuca Roseta - "Quem És Tu Afinal"

Cuca Roseta - "Nos teus braços"

Cuca Roseta - "Homem Português"

Cuca Roseta - "Triste Sina" - (J. de Bragança - Nobre e Sousa)

Cuca Roseta - "Rua do Capelão"

Cuca Roseta - "Tortura"

Cuca Roseta - "Porque Voltas de que Lei"

(Cuca Roseta)

«Cuca Roseta


Cuca Roseta (Isabel Roseta), é uma fadista portuguesa apelidada de "a nova voz do fado".[1].
Índice [esconder]
1 Percurso
2 Discografia
3 Comentários
4 Ligações Externas
5 Referências
[editar]Percurso


Cuca começou a cantar no coro da igreja dos Salesianos, em São João do Estoril, onde foi colega de Tiago Bettencourt.
Chegou a colaborar com os Toranja, de Tiago Bettencourt, onde substituiu Mariana Norton, tendo depois deixado para se dedicar ao fado.[2]
Começou a frequentar Casas de Fado apenas aos 18 anos quando foi com um grupos de amigos que incluía Tiago e Teresa Lopes Alves. Foi convidada por João Braga para participar num programa na RTP e depois recebeu o convite de Mário Pacheco para cantar no seu Clube do Fado. Recusa convites para gravar de uma editora holandesa e de outra americana.
É no Clube de Fado que é convidada por Ivan Dias para participar no filme Fados, de Carlos Saura. Na mesma semana e no mesmo local conhece o músico e produtor argentino Gustavo Santaolalla com quem viria a gravar o seu primeiro disco. O facto de ainda estudar atrasou o processo de gravação do álbum.[[1]]
A voz de Cuca ficou conhecida pelo anúncio da cadeia de supermercados Pingo Doce mas onde a sua vez estava distorcida [[2]].
Lança em 2011 o seu primeiro álbum de originais, produzido por Gustavo Santaolalla e tendo como single de avanço "É Lisboa a Namorar".[3]
[editar]Discografia


(2011) - Cuca Roseta
Outros
Fados - Rua do Capelão
[editar]Comentários


«O fado foi uma coisa que nunca me interessou, que eu não conhecia. Nós somos portugueses, mas não conhecemos a nossa própria música. E quando eu fico a conhecer esta música, há uma ligação e uma paixão que me faz pensar que eu quero cantar fado o resto da vida». (TVI24)[[3]]
«O Gustavo vai distribuir-me em 132 países, vai tentar pôr-me no mercado da música pop. Ele trabalha com o Juanes, a Nelly Furtado, os Black Eyed Peas e os Orishas. E aí eu percebo que se vem tanta sorte assim é porque isto é o fado que me chama». (TVI24)
(...)surgiu uma pessoa que me disse uma das frases que mais me tocou. Mostrou-se interessado em gravar comigo e eu não sabia quem era. Descobri que era um dos maiores produtores do mundo e se tivesse gravado antes, não teria trabalhado com ele. As outras pessoas não mostraram a mesma paixão. Só me viam como uma oportunidade de negócio. O Mário dava-me na cabeça porque defendia que todas as editoras me iriam ver dessa forma. E eu respondia-lhe sempre que nesse caso preferia ser psicóloga e não fadista. É o retrato de uma vida porque mesmo em questões amorosas, eu sempre acreditei nas histórias da Walt Disney. (Disco Digital) [[4]]
Antes de ir lá para fora, ele quer que eu seja reconhecida no meu país. Para ele, Portugal é uma aldeia mas a mais importante do mundo. Eu não espero nada porque sou um bocado despassarada. O que eu quero é cantar. Não tenho a ambição de ser reconhecida. Só de dar e receber emoção. Acredito que somos todos parte de uma natureza e cada um de nós tem uma missão que é descobrir o nosso dom e dá-lo aos outros. Essa paixão é que me interessa. O reconhecimento é uma consequência. (Disco Digital)
[editar]Ligações Externas


http://www.cucaroseta.com
[4]
Referências


↑ Cuca Roseta na capa do Atual nr. 2004. Expresso (24 de Março de 2011).
↑ ionline. Cuca Roseta Do rock ao fado com paragem no supermercado. 10 de Julho de 2010.
↑ Cuca Roseta – o Álbum de Estreia a 21 de Março. Muda magazine.
↑ Sabia Que:Cuca Roseta. A Trompa.» in http://pt.wikipedia.org/wiki/Cuca_Roseta


"Nos Teus Braços
Cuca Roseta


Dos teus braços
Cresceram os meus dedos
Na tua boca
O pecado mais cruel
Os teus ombros
Planearam meus cabelos
Na minha pele,
Restos da tua pele
Da tua boca se embriagou a minha boca,
E o teu silencio inventou a minha prece
Dos teus sentido a poesia anda louca
Pela tua boca minha boca se emudece...
Os teus olhos
Abrigaram meus receios
O teu Outono
Derramou o meu perfume
O teu desenho
Enfeitiçou meus desejos
O teu corpo
Incendiou o meu lume
Do teu nome Deus criou o meu nome
Nos teus cabelos debruçou o meu abraço
Pelo destino o teu amor encontrou-me
Serei sempre tua em teus braços meu regaço...
Do teu nome Deus criou o meu nome
Nos teus cabelos debruçou o meu abraço
Pelo destino o teu amor encontrou-me
Serei sempre tua em teus braços meu regaço
Serei sempre tua em teus braços meu regaço
Serei sempre tua em teus braços meu regaço..."

Ambiente e Ecologia - O dia 23 de Novembro foi estabelecido como O Dia da Floresta Autóctone para promover a importância da conservação das florestas naturais!




«Celebra-se hoje o Dia da Floresta Autóctone


O dia 23 de Novembro foi estabelecido como O Dia da Floresta Autóctone para promover a importância da conservação das florestas naturais, apresentando-se simultaneamente como o dia mais adaptado às condições climatéricas de Portugal e Espanha para se proceder à sementeira ou plantação de árvores, alternativo ao Dia Mundial da Floresta, 21 de Março, que foi criado inicialmente para os países do Norte da Europa.


A plantação de árvores no da Primavera em Portugal apresenta frequentemente um baixo sucesso associado ao aumento das temperaturas e redução das chuvas que se faz sentir com a proximidade do Verão.


As florestas autóctones portuguesas são áreas de árvores de origem portuguesa. As florestas autóctones estão mais adaptadas às condições de solo e clima do território, sendo mais resistentes a pragas, doenças e a períodos longos de seca e de chuvas intensas, em comparação com as espécies introduzidas, enquanto estas, como são originárias de outro país, são menos resistentes às mesmas condições. Cerca de 38% do território continental português é constituído por área florestal, representando uma mais-valia efectiva na conservação da Natureza e da biodiversidade, na produção de oxigénio, na fixação de gases com efeito de estufa (dióxido de carbono), protecção do solo e manutenção do regime hídrico.


A participação e colaboração de todos é fundamental para que a nossa floresta autóctone esteja cada vez mais protegida. E todos poderemos contribuir para a preservação e expansão das nossas espécies indígenas, bastará que cada um de nós recolha algumas sementes, faça-as germinar e plante num terreno das imediações para que a floresta portuguesa retome cada vez mais o lugar que já ocupou no passado e constitua um espaço de salvaguarda da nossa biodiversidade.


Para além dos Sobreiros e Azinheiras que estão protegidos pelo D.L. nº169/2001 de 25 de Maio e representam no seu conjunto cerca de 37% da área florestal portuguesa, os carvalhos autóctones (por exemplo Quercus faginea, Quercus robur e Quercus pyrenaica), que constituem apenas 4% da nossa floresta actual, não possuem qualquer protecção legal.


A Quercus aponta para algumas situações dispersas pelo território nacional onde algumas matas autóctones, nomeadamente maciços arbóreos dominados pelo carvalhal, são destruídas sem que exista autorização para tal. Estas áreas, muitas vezes de pequena dimensão, apresentam uma elevada importância ecológica pela diversidade de vegetação e de fauna silvestre que albergam.


Para além do Sobreiro e da Azinheiras, os Carvalhos mais raros, devem também ser alvo de protecção legal, nomeadamente as espécies e habitats de reconhecido interesse comunitário para conservação, definidas na Directiva 92/43/CEE do Conselho, de 21 de Maio. As espécies/habitats mais importantes a proteger são carvalhais-portugueses Quercus faginea, espécie relíquia da floresta portuguesa existente em reduzidas áreas no centro do país e também os carvalhais de Quercus robur e Quercus pyrenaica no Norte de Portugal. Estes carvalhais deverão ser protegidos através de um quadro legal simples e eficaz que permita acabar com as situações de abate sem qualquer parecer ou licença das entidades competentes.


Por outro lado, a preservação de muitas das nossas espécies arbóreas autóctones (medronheiro, zambujeiro, carvalhos, pinheiro-manso, amieiro, freixo, salgueiros, etc.) passa também pela sua utilização na recuperação das áreas ardidas; como elementos de descontinuidade nas monoculturas de eucalipto e pinheiro; na protecção dos leitos das linhas de água; e nos jardins e espaços verdes públicos e privados.


Fonte: Quercus» in http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=46543&bl=1

Plantar uma Árvore - (Objectivo: 250.000 árvores - Dia da Floresta Autóctone)

Música Portuguesa - Com a primeira de duas datas esgotadas no Teatro Cinema de Fafe, os UHF vão aproveitar para gravar ao vivo o concerto comemorativo dos 33 anos, uma forma de «celebrar a gente do Norte», revela António Manuel Ribeiro!




«UHF com sala esgotada gravam disco ao vivo em Fafe


Com a primeira de duas datas esgotadas no Teatro Cinema de Fafe, os UHF vão aproveitar para gravar ao vivo o concerto comemorativo dos 33 anos, uma forma de «celebrar a gente do Norte», revela António Manuel Ribeiro.


«Nós tocamos muito no Minho e no Grande Porto e já tínhamos gravado discos em Almada e em Lisboa. Esta é uma forma de celebrar a gente do Norte, onde nós temos uma grande família de fãs», afirmou António Manuel Ribeiro à agência Lusa, a propósito da gravação ao vivo prevista para estefim de semana, 26 e 27 de novembro.


Um ano depois de terem esgotado a sala de Fafe, os UHF decidiram regressar e acabaram por ter de acrescentar uma data à inicialmente prevista, tocando no domingo, pelas 16:00.


«O ano passado a sala esgotou três dias antes e já não podíamos fazer segunda data. Mas, este ano, esgotado o espaço 15 dias antes, podemos acrescentar o segundo concerto, até porque vamos gravar ao vivo naquele teatro muito bonito», afirmou António Manuel Ribeiro.


Para o criador de «Cavalos de Corrida» faltava à banda o registo acústico, depois de já terem registado em disco três concertos elétricos.


«Até porque, sobretudo de inverno, fazemos uma digressão pelos auditórios, uma coisa em que neste país foram bem aplicados os dinheiros que vieram de fora. Temos tido concertos fantásticos, com boa acústica, com muito bom ambiente em algumas salas dessas e queríamos fazer a fotografia para disco desses momentos», explicou.


A comemorar 33 anos, a banda de Almada está também a rodar o seu último registo «Porquê?», cujas vendas, segundo António Manuel Ribeiro, «não devem estar a correr mal».


Um «Porquê?» que encerra uma afirmação mas também uma acusação: «Eu não me dissocio do país, destas questões sociais que vêm de fora e que depois se instalam cá dentro e ficam como uma doença. Neste disco, há lá uma série de acusações sobre coisas muito concretas, por exemplo sobre a Justiça na canção «Cai o Carmo e a Trindade». E a canção título, que aliás é um vídeo a correr no YouTube, é ‘o porquê este naufrágio constante?’ Termos o D. Sebastião instalado todos os dias é uma coisa que me incomoda.»


Apesar de tudo, António Manuel Ribeiro, afirma que o disco acaba com uma mensagem positiva. «A música que fecha o disco, que se chama ‘Portugal somos nós’, em que eu digo que a nação portuguesa são as pessoas e ela vai para onde nós quisermos que as pessoas a levem, não deixando que os políticos tomem conta do nosso futuro».


Com esse espírito, os UHF estão a oferecer um CD-single a todos os que comprem bilhete para o concerto de Fafe, intitulado «Por Portugal eu dou» que, afirmam, «é uma tomada de posição ativa a favor da coesão e da identidade cívica da nação».


SAPO/Lusa» in http://musica.sapo.pt/noticias/concertos/uhf-com-sala-esgotada-gravam-disco-ao-vivo-em-fafe/

UHF - "Cavalos de Corrida"

Amarante Gatão - Casa de Pascoaes, Gatão, Fotoselo N.º 62, Foto-Arte, março de 1961!

1


Fotoselo N.º 62, Fototeca Nacional, Meados do Século XX, Documentário do País aos 8 Séculos de Pátria!




«Casa de Pascoaes


A Casa de Pascoaes localiza-se junto ao rio Tâmega, na freguesia de Gatão, no concelho de Amarante, em Portugal.


Trata-se de uma quinta com solar, onde residiu o poeta português Teixeira de Pascoaes.
A propriedade remonta ao século XVII. Foi primitivamente restaurada pelo bisavô do poeta e, mais tarde, objeto de nova campanha de remodelações promovida pela mãe de Teixeira de Pascoaes, que transformou alguns salões em quartos.


Tendo passado de geração em geração dentro da mesma família, atualmente dispõe de um museu que conserva o espólio do poeta. Constitui-se num dos destinos turísticos mais importantes do concelho.» in http://pt.wikipedia.org/wiki/Casa_de_Pascoaes




«Casa de Pascoaes


Quinta do Séc. XVII / XVIII / XIX / XX.


Quinta com núcleo construído sensivelmente ao centro, composto por solar e dependências agrícolas. O solar de planta em U, integra capela no topo do braço S., formando terreiro fechado no topo E. por muro com portal precedido por jardim formal murado, ladeado a N. pela adega, com acesso por portão voltado a uma antiga casa de caseiro. Junto à fachada lateral N. do solar desenvolvem-se dependências agrícolas e de serviço, ligadas à adega, formando pátio interior, e a O. e S. jardim formal, pomar e terrenos agrícolas com vinha.

PORTAL rasgado em muro rebocado e pintado de branco, rematado por cornija de granito ritmado por bustos masculinos, também em granito. O portal, em arco abatido, apresenta portão de ferro, com bandeira possuindo o monograma da casa CP, é ladeado por janelas gradeadas, interiormente com conversadeiras, e pilastras que se prolongam até a espaldar elevado e recortado superiormente, culminando em fragmentos curvos de cornija, e sob estas decorações de volutas e cartelas. Acima da pedra de fecho do portal encontra-se pedra de armas encimada por estátua.

SOLAR com volumes de dominante horizontal, com coberturas em telhados de três e quatro águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, à excepção da lateral N. e parte do extremo da lateral S., em alvenaria de granito. Apresentam vãos de verga recta emoldurados, marcadas por cunhais e cornija sob beiral nos remates, a granito. Fachada principal voltada a E., de dois pisos, rasgada regularmente, no primeiro piso, por portas, e no segundo, por janelas de sacada com guarda de ferro, nas alas laterais e portas e janelas de peitoril na ala central. Esta ala apresenta a todo o comprimento escadaria de três lanços rectos composta por lanço central de acesso a patamar que se liga a outros dois lanços divergentes que culminam em pequenos alpendres sustentados por colunelo, protegendo as duas portas que se abrem no ângulo das alas. Estes alpendres apresentam tectos de masseira de madeira com pedra de armas pintada. A escadaria é revestida a azulejos policromos a azul e amarelo, de diferentes padrões seiscentistas, que se espalham pelo embasamento das alas laterais e do muro do portal, envolvendo todo o terreiro. Sobre os vãos dos lanços divergentes rasgam-se janelas jacentes em arco angular ladeadas por arcos plenos, do lado esquerdo de acesso à zona reservada a turismo de habitação, e do lado oposto, formando nicho com fonte. No topo da ala direita surge o volume dos lagares, de um só piso, aberto por três portas, a central carral. Fachada lateral S. voltada ao pomar, de dois pisos, marcada por varanda corrida de pedra, aberta inferiormente por três nichos em arco pleno, um deles correspondendo a casa de fresco, com bancos, pequena fonte com carranca e edícula com imagem pétrea, conhecida como Fonte do Silêncio, com placas de bronze, incrustadas na parede, com o nome dos amigos de Teixeira de Pascoaes que visitaram o local. No extremo direito, pano ligeiramente recuado, com escadaria de acesso a varanda que comunica com a ala correspondente aos aposentos de Teixeira de Pascoaes. Esta ala apresenta merlões sobre a cornija de remate. Fachada lateral N., voltada ao pátio interior, de um só piso, rasgada por portas e janelas. Fachada posterior, a O., voltada ao jardim, de um e dois pisos, devido ao declive do terreno, rasgada por portas e janelas de peitoril.

INTERIOR: No primeiro piso encontra-se a zona reservada a turismo de habitação com amplo salão, quartos e sanitários, todos com pavimentos em tijoleira e tectos de madeira. Segundo piso organizado por dois pequenos corredores paralelos que partem das duas entradas da fachada principal que intercedem em corredor perpendicular a estes, que percorre todo o solar. O corredor pequeno da ala N. apresenta lavabo de granito com espaldar rectangular, com bica carranca, ladeado por pilastras e rematado por entablamento encimado por volutas. Apresenta taça semicircular com interior concheado. Este corredor comunica ainda com o jardim, sala de jantar e com a cozinha, em quota superior e acesso por escada de granito. A cozinha apresenta paredes em granito, com cantareiras, cobertura em telha vã, e pavimento em laje de granito. No centro, surge lançadouro e na parede testeira vão ladeado por duas colunas toscanas, de acesso ao espaço ocupado pela lareira, com lar e trafegueiro, em granito. Este último espaço é integralmente coberto por chaminé de granito. O corredor paralelo oposto dá acesso ao salão nobre, com tecto em masseira de madeira com pedra de armas pintada, e à zona dos aposentos de Teixeira de Pascoaes, composta por quarto, biblioteca / escritório e sala. Estes espaços apresentam vãos em arco angular com a cruz de Cristo sempre presente na decoração, nomeadamente nas portas e no pano de apanhar da lareira. O longo corredor perpendicular dá acesso a salas e quartos com tectos e pavimentos de madeira, e casa de banho com pavimento de grés com desenhos florais e silhar de azulejos com temática floral. Quase todas as divisões possuem conversadeiras em granito ou em madeira.

CAPELA de planta rectangular, com entrada transversal, massa simples. Fachada principal rebocada e pintada de branco e lateral e posterior em alvenaria de granito. Remates em cornija sob beiral com cruz sobre acrotério na empena da fachada lateral, e nos extremos pináculos piramidais com bola. Fachada principal voltada ao terreiro rasgada por vãos de verga recta, dispostos irregularmente, correspondentes a portal e janelas em capialço, uma delas, jacente. Sobre o muro do terreiro surge a sineira, em arco pleno, coroada por cruz latina.

INTERIOR com paredes rebocadas e pintadas de branco, pavimento em laje de granito e teto de masseira com caixotões de madeira. Coro-alto protegido por balaustrada de madeira. Subcoro ocupado pela sacristia, com acesso por porta de verga recta e lavabo de granito com espaldar decorado por volutas, bica floral e taça concheada. Na parede testeira da capela sobre supedâneo encontra-se retábulo em talha. JARDIM composto por duas áreas distintas. A primeira, de construção mais recente, a preceder o portal principal, com caminho central ladeado por canteiros geométricos de buxo, pontuados por laranjeiras, agapantos e roseiras. O lado S. deste jardim é murado, surgindo ao centro espaldar triangular, com composição ornamental de volutas e coroamento por pináculo. A segunda área, mais antiga, apresenta jardim construindo em três patamares. O patamar superior, chamado de Terreiro Pequeno, é coberto por ramada de vinha e apresenta bancos, coluna e chafariz de taça floral, tudo de granito. Sobre o muro de suporte, voltado ao patamar intermédio surgem alegretes e relógio de sol. O patamar intermédio apresenta no extremo O. monumental fonte, conhecida como Fonte dos Golfinhos, cuja água é conduzida para grande tanque de granito, no patamar inferior. Em ambos os lados deste patamar intermédio surgem alegretes e bancos. O último patamar prolonga-se por área de canteiros geométricos de buxo pontuados por camélias, roseiras e agapantos. Para S. desta área encontra-se o extenso POMAR, composto essencialmente por laranjeiras, percorrido por alamedas cobertas por ramadas de vinha, onde se encontra um mirante, sobre paredes de granito, com passagem inferior, coberto por quatro águas, com paramentos pintados de rosa, o pano S., voltado à paisagem, integralmente envidraçado, e acesso lateral por escada. No pomar surgem ainda dois tanques de granito, um deles, bastante afastado da casa, de grandes dimensões, com mina de água e junto a esta, espaldar rebocado e pintado de branco, com pequeno nicho encimado por pináculos e cruz.

DEPENDÊNCIAS DE SERVIÇO com fachadas em alvenaria de granito, em torno de pátio interior, com acesso pela cozinha, coberto por ramada de vinha. Numa das dependências fica a cozinha dos trabalhadores, com forno e lareira com lar e trafegueiro de granito;

FONTES: Fonte da escadaria da fachada principal com grande bica carranca enquadrada por volutas. Taça trilobada e gomada; Fonte dos Golfinhos, no jardim, com estrutura de pórtico pétrea, de planta recta, com três eixos, divididos por pilastras. No eixo central surge grande nicho com imagem de São João Baptista, coroado no fecho por pinha, e nos eixos laterais pequenos nichos. Tanque rectangular com bicas em forma de dois golfinhos, ladeado por bancos. Remate em entablamento encimado por ático com aletas e nicho com imagem de Santo António, rematado por frontão curvo interrompido por pináculo. Lateralmente encontra-se porta de acesso à mina;

AZULEJOS: Escadaria e panos da fachada principal, voltados ao terreiro, com silhar de azulejos seiscentistas de padrão, monocromos a azul e policromos a azul e amarelo. Encontram-se misturados, na maioria mutilados, aproveitando algumas partes dos painéis para organizar padrões diferentes. Em alguns locais estão completamente misturados, sem qualquer lógica de padrão. Dos painéis 4x4 verificam-se os padrões P-441, P-456 e P-444 e dos 6x6 o P-602 (variante) e P-604. Encontram-se ainda a cercadura C-71, o friso F-10 e as Barras B-1 e B-30, esta última disposta de modo a formar painel;

TALHA: Retábulo da capela de planta reta, com três eixos, rematado por entablamento decorado por querubins, elevado no eixo central por arco pleno de remate da tribuna. Esta apresenta painel relevado com glória de anjos e sol, no centro. Eixos laterais enquadrados por colunas salomónicas decoradas por pâmpanos, enquadrando peanha com imagem sobre fundo pintado com arabescos. Banco decorado por querubins, arabescos e imagens de santos. Altar recto, com frontal decorado por três painéis decorados por arabescos.

Séc. 17, segunda metade - Construção do solar, provávelmente a mando de João Mendes de Vasconcelos e Queirós; 1672 - instituição da fábrica da capela; séc. 17, final / séc. 18, início - construção da fonte do jardim; é Senhor da Casa de Pascoaes, João Inácio de Vasconcelos Queirós e Magalhães, filho do primeiro proprietário; séc. 18, segunda metade - é Senhor da Casa de Pascoaes, António Teixeira Mendes de Vasconcelos, neto do primeiro proprietário; 

1808 - o solar é incendiado por ocasião das Invasões Francesas; apenas é poupada a capela, apesar do retábulo e imaginária terem sido vandalizados com golpes de baionetas dos soldados de Napoleão; séc. 19, meados - reconstrução do solar; 1862 - construção do portal de acesso ao terreiro; 

1877, 2 Novembro - nascimento em São Gonçalo de Amarante de Joaquim Pereira Teixeira de Vasconcelos, conhecido como Teixeira de Pascoaes, cujo o nome retirou da sua Casa de Pascoaes; 

1879 - o solar encontrava-se bastante degradado; o Conselheiro João Pereira Teixeira de Vasconcelos e D. Carlota Guedes Monteiro, pais de Teixeira de Pascoaes *1 mudam-se para o solar; posteriormente mudam-se para Amarante para que o filho mais velho pudesse frequentar o liceu; 

1913 - Teixeira de Pascoaes abandona a carreira judicial e refugia-se na sua Casa de Pascoaes, dedicando-se unicamente à escrita *2; 

1916 - D. Carlota manda restaurar o solar e remodelar a antiga sala de baile, transformando-a na ala dos aposentos de Teixeira de Pascoais; 

1922 - após o falecimento do Conselheiro, a casa deixa de ser habitada permanentemente e Teixeira de Pascoaes e família passam a ir todos os invernos para Lisboa; séc. 20, primeira metade - Teixeira de Pascoaes manda construir o mirante do pomar; 

1952, 14 Dezembro - falecimento de Teixeira de Pascoaes no solar; a propriedade passa para o seu sobrinho João Pereira Teixeira de Vasconcelos.


Morada: EN 210 (Amarante - Arco de Baúlhe), cruzamento com estrada secundária no Lug. de Pascoaes
Lugar: Pascoaes
Freguesia: GATÃO
Concelho: AMARANTE
Código postal: 4600-632» in http://www.baixotamega.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=27524&catId=28291&cId=27528&pId=29427

22/11/11

F.C. do Porto Sub-17 - F.C. do Porto 2 vs Beira Mar 1 - Dragões vencem com dificuldade os jovens aveirenses!




«JUNIORES B DERAM A VOLTA AO BEIRA-MAR


A equipa Sub17 do FC Porto venceu este domingo o Beira-Mar, por 2-1, em encontro da 13.ª jornada da 1.ª fase do Nacional de Juniores B. A jogar em casa, os Dragões até estiveram em desvantagem, mas golos de André Silva (26m) e Ivo (78m, g.p.) permitiram a reviravolta.


A formação orientada por Nuno Capucho mantém-se isolada na liderança da série B do campeonato nacional, com 37 pontos e mais um jogo do que o Boavista.


O FC Porto alinhou com José Carlos, Hélder (Nuno Santos, 62m), André Ribeiro, José Pedro, Luís Rafael, Tomás Podstawski «cap.», Ivo, Francisco Ramos (Belinha, 41m), André Silva, Graça e Francisco Costa (Raul, 41m).» in http://www.fcporto.pt/Noticias/Formacao/noticiaformacao_futsub17fcpbeiramar_201111_65276.asp

Amarante Acidentes - Um homem foi hoje encontrado morto dentro de uma viatura que ardeu na berma do IP4 (itinerário principal), entre Amarante e Vila Real, na zona do Espinheiro, disse à Agência Lusa o comandante dos Bombeiros de Amarante!



«Carbonizado em automóvel


Um homem foi encontrado morto, ao final da tarde de ontem, num Fiat Punto que ardeu na berma no IP4, sentido Amarante/Vila Real, na zona do Espinheiro, Amarante. Face aos indícios de crime, a PJ foi chamada ao local e investiga a situação.


Ao que o CM apurou, junto ao automóvel foi encontrado um extintor utilizado na tentativa de extinguir o incêndio. "Quando cá chegámos já não fizemos nada, porque o fogo tinha sido controlado", disse Rui Ribeiro, comandante-adjunto dos Bombeiros de Amarante. O Fiat Punto encontrava-se mais danificado pelos chamas no interior do que no exterior, sendo que o homem encontrado carbonizado não possuía documentos, e o carro está registado numa empresa de leasing. Ao fecho desta edição, a PJ procurava, nos hospitais da região, outros eventuais feridos no incidente.» in http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx?contentID=6A4A6F3A-3A3F-4C25-86A9-C219BBCDB2EF&channelID=00000010-0000-0000-0000-000000000010

«Homem encontrado morto em viatura incendiada na berma do IP4


Um homem foi hoje encontrado morto dentro de uma viatura que ardeu na berma do IP4 (itinerário principal), entre Amarante e Vila Real, na zona do Espinheiro, disse à Agência Lusa o comandante dos Bombeiros de Amarante.


Jorge Rocha adiantou que o incêndio ocorreu ao final da tarde e que os bombeiros estão no local a aguardar a chegada da Polícia Judiciária, uma vez que o caso tem "contornos estranhos".


Segundo os bombeiros, foi encontrado um extintor nas proximidades da viatura, que está parcialmente carbonizada na berma da estrada, no sentido nascente-poente, junto a uma estação de serviço.


@ Agência Lusa» in http://noticias.sapo.pt/nacional/artigo/homem-encontrado-morto-em-viatura-incendiada-na-berma-do-ip4_13387465.html

Natureza - A exposição “As Plantas do Tempo dos Dinossáurios” reabre na próxima quarta feira, dia 23 de Novembro, na estufa do Jardim Botânico do Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MNHNC), da Universidade de Lisboa!




«As Plantas do Tempo dos Dinossáurios estão de volta a Lisboa


A exposição “As Plantas do Tempo dos Dinossáurios” reabre na próxima quarta feira, dia 23 de Novembro, na estufa do Jardim Botânico do Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MNHNC), da Universidade de Lisboa.


Na exposição, totalmente remodelada, é possível observar, ao longo de um canteiro de 40 m2, mais de 20 espécies de plantas relacionadas com as espécies que coabitaram com os dinossáurios. Ginkgos, araucárias, cicas e fetos fazem parte de grupos de plantas que colonizaram o planeta há mais de 200 milhões de anos.


Um mural de 16 metros de comprimento e 2,5 metros de altura, da autoria do biólogo e ilustrador científico Nuno Farinha, ilustra uma paisagem da era Mesozóica, com destaque para algumas espécies mais conhecidas de dinossáurios e plantas dos períodos Jurássico e Cretácico.


A estufa do Jardim Botânico da Universidade de Lisboa tem vindo a receber obras de remodelação, correspondendo a reabertura da exposição “As Plantas do Tempo dos Dinossáurios” à primeira fase de conclusão das obras. Para 2012 prevê-se a reabertura da estufa na sua totalidade, com a exposição “Adaptações”, que inclui, entre outras, uma mostra de plantas insectívoras.


A exposição “As Plantas do Tempo dos Dinossáurios” poderá ser visitada todos os dias, dentro do horário vigente no Jardim Botânico do MNHNC.


Fonte: Jardim Botânico do Museu Nacional de História Natural e da Ciência» in http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=46427&bl=1

(Globo Repórter - Floresta petrificada guarda relíquias de tempo anterior aos dinossauros)

Televisão - A co-produção da SIC e da TV Globo "Laços de Sangue" conquistou hoje, em Nova Iorque, um prémio Emmy na categoria "telenovela", para a qual estavam também nomeadas uma produção brasileira, outra venezuelana e uma filipina!

Diana Chaves e Diogo Morgado em "Laços de Sangue"


«Telenovela portuguesa "Laços de Sangue" vence Emmy (vídeo)


"Laços de Sangue", co-produção da SIC e da TV Globo conquistou um prémio Emmy na categoria "telenovela".


Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/telenovela-portuguesa-lacos-de-sangue-vence-emmy-video=f689436#ixzz1eQKe2lEy


A co-produção da SIC e da TV Globo "Laços de Sangue" conquistou hoje, em Nova Iorque, um prémio Emmy na categoria "telenovela", para a qual estavam também nomeadas uma produção brasileira, outra venezuelana e uma filipina.


A telenovela portuguesa destacou-se perante a produção da TV Globo do Brasil "Destiny River", "Contra las Cuerdas", da televisão pública da Argentina e a filipina "Precious Hearts Romances presents: Impostor".


"Laços de Sangue" contou com a participação de atores como Diogo Morgado, Diana Chaves e Joana Santos nos principais papéis.


"Meu Amor" venceu no ano passado


Na edição de 2010 dos prémios Emmy, a vitória na categoria de "telenovela" foi atribuída à novela portuguesa "Meu Amor", emitida pela TVI e produzida pela Plural Entertainment.


O programa britânico "The World's Strictest Parents", da Twenty Television, foi considerado o melhor programa de entretenimento sem guião deste ano.


As produções britânicas foram as grandes vencedoras dos Emmy 2011, com a série "Accused" a arrecadar o prémio na categoria de melhor drama.


O programa chileno "Con qué sueas?", da cadeia TVN, foi considerado o melhor programa infantil e juvenil.


A 39.ª edição dos prémios Emmy, atribuídos pela Academia Internacional das Artes e Ciências da Televisão dos Estados Unidos, foi apresentada por Jason Prestley e contou com a presença de Lady Gaga.


Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/telenovela-portuguesa-lacos-de-sangue-vence-emmy-video=f689436#ixzz1eQKSzr7A» in http://aeiou.expresso.pt/telenovela-portuguesa-lacos-de-sangue-vence-emmy-video=f689436
"Laços de Sangue" vence Emmy internacional de melhor telenovela!

Laços de Sangue (SIC) - (Nomeação para um Emmy)

Amarante - Frutos de Outono, em Chãos, Fregim, Amarante!

Amarante, Fregim, Chãos, tardes de magia, como no passado Sábado...

21/11/11

Acidentes - Matilde Pinheiro, uma das filhas gémeas de 18 anos de Júlia Pinheiro, encontra-se internada no Hospital de São José, em Lisboa, após ter sofrido um acidente de viação na madrugada de domingo em Pontével, Cartaxo!



«Filha de Júlia Pinheiro internada após acidente de viação

Matilde Pinheiro, uma das filhas gémeas de 18 anos de Júlia Pinheiro, encontra-se internada no Hospital de São José, em Lisboa, após ter sofrido um acidente de viação na madrugada de domingo em Pontével, Cartaxo.

«A minha filha está sob observação. Tem uma costura na cabeça e hematomas na cara. O prognóstico é reservado mas positivo. Estamos todos preocupados», indica um comunicado da apresentadora de televisão.

A filha de Júlia Pinheiro seguia num automóvel na companhia de três amigas e terá batido com a cabeça na porta do veículo. As jovens foram assistidas no hospital de Santarém, tendo Matilde sido, posteriormente, transferida para o São José.

«Uma das amigas que seguia com a Matilde ficou com alguns ferimentos, mas teve alta imediata. As outras duas estão bem», acrescenta o texto de Júlia Pinheiro.» in http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=181&id_news=543482


Amarante - Uma empresa privada vai instalar no concelho de Amarante uma rede com 50 pontos de recolha de óleo alimentar usado para posterior transformação em biodiesel, anuncia hoje fonte da autarquia local!



«Empresa vai transformar óleo alimentar em biodiesel

Uma empresa privada vai instalar no concelho de Amarante uma rede com 50 pontos de recolha de óleo alimentar usado para posterior transformação em biodiesel, anuncia hoje fonte da autarquia local.

Até ao final de Dezembro, no âmbito de um protocolo celebrado com a câmara, será disponibilizada à população cerca de meia centena de pontos de recolha, uma dezena dos quais junto a ecopontos.

Só na sede do concelho serão instalados oito equipamentos, designados pela empresa como "oleões", preparados para a recolha do óleo usado. No segundo polo urbano do concelho, Vila Meã, haverá dois equipamentos, em concreto nas freguesias de Real e Ataíde.

Segundo a fonte, "a deposição do óleo deverá ser feita numa garrafa de plástico devidamente fechada para evitar derrames".

Nos caso dos restaurantes que tenham uma grande capacidade de gerar óleos alimentares usados, os interessados podem utilizar recipientes de maior capacidade, podendo ser deixados nas instalações dos serviços urbanos da autarquia.

Cerca de mil litros de óleo alimentar podem gerar mais de 900 litros de biodiesel. Este tipo de combustível, segundo a empresa, apresenta índices de emissão de dióxido de carbono mais baixos do que o gasóleo.» in http://www.dn.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=2137565
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Esta é uma boa notícia para Amarante: a criação de uma empresa com vocação para a proteção do ambiente  natural... 


Região do Douro - A Comissão Nacional da UNESCO fez hoje um balanço “positivo” dos dez anos do Douro Património Mundial e rejeita qualquer possibilidade de desclassificação do território!

Douro

«Nomeação da UNESCO promoveu região do Douro


A Comissão Nacional da UNESCO fez hoje um balanço “positivo” dos dez anos do Douro Património Mundial e rejeita qualquer possibilidade de desclassificação do território.


Em declarações à Lusa, Clara Bertrand Cabral, especialista de programa/cultura da Comissão Nacional da UNESCO, acredita que a inscrição na lista do Património Mundial tornou o Douro mais conhecido internacionalmente, atraiu mais turistas e ajudou a desenvolver toda a economia da zona.


O Alto Douro Vinhateiro (ADV) foi classificado em 14 de dezembro de 2001 como Paisagem Cultural Evolutiva Viva e Clara Cabral considera o território como um “bom cartão de visita de Portugal”, pelas suas paisagens, vinhos, gastronomia e acolhimento.


Com 25 mil hectares, inseridos na Região Demarcada do Douro, o ADV engloba 13 municípios, nomeadamente Alijó, Mesão Frio, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Sabrosa, Carrazeda de Ansiães, Torre de Moncorvo, Lamego, Armamar, Tabuaço, São João da Pesqueira e Vila Nova de Foz Côa.


Dez anos depois, este ainda é um território de contrastes entre as lixeiras, as más construções e os empreendimentos turísticos de luxo, entre as grandes empresas produtoras de vinho e os milhares de vitivinicultores que perderam 60 por cento do seu rendimento nos últimos 15 anos.


Sobre este Douro pairam ainda receios de uma repreensão ou desclassificação por parte da UNESCO e que ganham eco a cada aniversário. Este ano, o início da construção da Barragem na foz do rio Tua veio intensificar estes temores.


Clara Bertrand Cabral admitiu que qualquer bem classificado pode ser desclassificado mas, para já, não há qualquer informação nesse sentido.


“Nunca ouvi de que o Douro pudesse ser desclassificado, não sei de onde vem essa ideia porque aqui não temos qualquer informação sobre isso”, salientou.


Além do mais, explicou que qualquer processo de desclassificação “é longo”, “passa por várias fases” e, antes de se concretizar, “qualquer bem tem que passar para a lista do património mundial em perigo”.


“E nunca se falou sequer que o Douro pudesse ir para essa lista. Portanto não sei de onde vem essa ideia”, acrescentou.


“As queixas que temos recebido do Douro, e recebemo-las também de outros sítios que são Património Mundial, são reencaminhadas a quem de direito, aos gestores e às tutelas”, sublinhou.


O conceito de Património Mundial implica que um bem patrimonial de um país tem um valor excecional tão grande que possa ser partilhado com todas as pessoas.


“Portanto, inscrever [um espaço] na lista é uma maneira de mais pessoas poderem ficar a conhecer e ele ser dessa forma partilhado”, frisou.


Lusa» in http://noticias.sapo.pt/nacional/artigo/nomeacao-da-unesco-promoveu-regiao-do-douro_1636.html

Douro divulgado pelo National Geographic - RTPN

Douro Turismo Património Mundial

RTP Memória - O Douro, a vinha e as vindimas - (José Hermano Saraiva)
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