22/04/24

Tecnologia - Um novo estudo realizado por investigadores do MIT e da Universidade de Washington, nos EUA, apresentou um modelo de Inteligência Artificial (IA) capaz de prever com precisão as ações futuras de humanos e máquinas.



«Inteligência artificial faz “xeque-mate” às pessoas. Investigadores apresentam novo modelo capaz de prever comportamento humano 
Por Executive Digest 14:29, 22 Abr 2024

Um novo estudo realizado por investigadores do MIT e da Universidade de Washington, nos EUA, apresentou um modelo de Inteligência Artificial (IA) capaz de prever com precisão as ações futuras de humanos e máquinas.

Este modelo, conhecido como Latent Inference Budget Model (L-IBM), destaca-se pela sua eficácia em modelar a tomada de decisões humanas, analisando o comportamento passado e as limitações ligadas ao processo de pensamento de um agente.

Segundo os autores do estudo, o L-IBM é uma evolução em relação a outras estruturas anteriormente propostas para modelar a tomada de decisões humanas. Ao analisar o comportamento passado, as ações e as limitações de um agente, o L-IBM produz resultados mais precisos e informativos.

Assim, é prever os movimentos de seres humanos num jogo de xadrez, por exemplo. Os resultados demonstraram que o modelo é capaz de recolher as nuances da tomada de decisões humanas, mesmo quando estas estão abaixo do ideal.

“Os nossos resultados mostram que a tomada de decisões humanas abaixo do ideal pode ser modelada de forma eficiente com versões computacionalmente limitadas de algoritmos de pesquisa predefinidos. Ao fazê-lo, obtemos modelos exatos da tomada de decisões dos seres humanos e medidas informativas da sua capacidade de inferência”, referem os autores do estudo.

Para modelar o processo de decisão de um agente, o L-IBM analisa o comportamento passado e as diferentes variáveis que o afetam. Isso inclui a observação dos agentes em situações aleatórias, para compreender as suas limitações de pensamento e computação e prever seu comportamento futuro.

O diferencial do L-IBM em relação aos modelos anteriores é a sua capacidade de considerar o comportamento passado e as limitações de um agente para produzir resultados mais precisos e informativos. Os investigadores pretendem continuar a pesquisa para aprimorar ainda mais o modelo e explorar as suas aplicações em diversas áreas da Inteligência Artificial.» in https://executivedigest.sapo.pt/noticias/inteligencia-artificial-faz-xeque-mate-as-pessoas-investigadores-apresentam-novo-modelo-capaz-de-prever-comportamento-humano/


(5 vitórias da inteligência artificial contra humanos - TecMundo)

#tecnologia    #inteligência    #artificial    #ia    #universidade    #washington    #mit    

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover