FC Porto bateu o Sporting (86-72) e comanda a Liga de basquetebol na penúltima jornada da fase regular.
A equipa de basquetebol do FC Porto regressou a casa e aos (bons) resultados que a seguram na liderança do campeonato. Uma semana depois do desaire em Ovar que os recolocou em igualdade com o Benfica, mas em vantagem no confronto direto, os portistas venceram o Sporting no Dragão Arena (86-72) e mantiveram-se no topo da tabela classificativa a uma ronda dos play-offs.
Ainda sem os lesionados Aaron Harrison e Max Landis, e contra um adversário privado de nomes como Marcus Lovett, Marvin Clark, Ron Curry, Eddie Ekiyor ou Arnette Hallman, Fernando Sá apostou num internacional português, noutro neerlandês e em três norte-americanos. Cleveland Melvin marcou nove pontos, Tanner Omlid juntou 12 aos cinco ressaltos e, ao intervalo, o FC Porto mantinha a liderança conseguida desde o 1-2 enquanto dominava praticamente todos os capítulos da estatística (41-39).
O descanso fez mal a Diogo Ventura, que regressou das cabines mais preocupado em fazer teatro do que em jogar basquetebol, mas nem as cenas ridículas do base lisboeta travaram o ímpeto de Cat Barber e dos compatriotas que, num terceiro período fulgurante, dilataram o avanço até à meia dúzia (67-61).
Melvin continuava fortíssimo no lançamento longo (6 em 7 triplos), Omlid no curto (8 em 10) e ambos chegaram às duas dezenas antes de Charlon Kloof (oito assistências) também dar espetáculo no ataque ao cesto. Quando os azuis e brancos já levavam 15 pontos de vantagem, Luís Silva e Apolo Caetano saíram do banco para confirmarem um triunfo há muito anunciado (86-72).
“Estamos a uma vitória de garantir o primeiro lugar, a meta para esta fase regular, não nos dá qualquer título, como é evidente, mas é o objetivo que queremos alcançar e a equipa merece. Há que continuar a ganhar, conseguimos recuperar do desaire em Ovar e é muito importante termos cuidado porque isto acontece com frequência. O Sporting apresentou-se sem alguns elementos, provocou-nos algum relaxe e demorámos um bocadinho a demonstrar respeito pelo adversário. Quando impusemos a intensidade necessária conseguimos fugir com o resultado e estou satisfeito”, declarou Fernando Sá no rescaldo da partida.
A derradeira etapa da primeira fase leva o FC Porto aos Açores, para defrontar o Lusitânia, no próximo sábado (15h00, RTP2).
FICHA DE JOGO
FC PORTO-SPORTING, 86-72
Liga Portuguesa de Basquetebol, 21.ª jornada
20 de abril de 2024
Dragão Arena
Árbitros: Luís Lopes, Paulo Marques e Hugo Silva
FC PORTO: Cat Barber (11), Charlon Kloof (9), Tanner Omlid (24), Cleveland Melvin (22) e Miguel Queiroz (7)
Suplentes: Miguel Maria, Apolo Caetano, Luís Silva (1), Nuno Sá (4), João Guerreiro, Phil Fayne (8) e Ricardo Monteiro
Treinador: Fernando Sá
SPORTING: Rasaq Yussuf (22), Mike Moore (9), Diogo Ventura (7), Salvador Gomes (1) e Diogo Araújo (13)
Suplentes: Carlos Cardoso (15), Marko Lonkovic (6), Dinis Cherepenko, André Cruz e Fabrizio Caetano
Treinador: Pedro Nuno Monteiro
Ao intervalo: 41-39
Parciais: 23-17, 18-22, 26-22 e 19-11» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20240420-pt-sigam-o-lider
Resumo do jogo: https://www.fcportotv.com/app/watch/1785941269?play=true
#fcporto #basquetebol #vitória #clássico #primeiros #tanneromlid
#catbarber #clevelandmelvin #charlonkloof #miguelqueiroz #philfayne
Sem comentários:
Enviar um comentário