01/04/24

Ambiente e Ecologia - Na barragem do Alqueva, o volume de água alcançou os 150,90 metros de altura, o que representa 92% da sua capacidade total.



«Seca: Barragem do Alqueva está a um metro de atingir a cota máxima

A Barragem de Alqueva encontra-se a um metro de atingir a sua capacidade máxima, conforme dados divulgados pela Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), no último sábado. O volume de água alcançou os 150,90 metros de altura, o que representa 92% da sua capacidade total.

A cota máxima da barragem é de 152 metros, equivalente a 4150 hm3, uma quantidade semelhante à metade do consumo anual de água em Portugal, incluindo rede pública, agricultura e indústria. Isto significa que a barragem está a pouco mais de um metro de ficar cheia.

O Correio da Manhã destaca que a Barragem de Alqueva não atingia a capacidade máxima há uma década, sendo que a última vez ocorreu em abril de 2014. Em 2013, a barragem permaneceu no nível máximo durante quatro meses, entre março e junho, e a primeira vez que atingiu esse limite foi a 12 de janeiro de 2010.

Alqueva desempenha um papel crucial no fornecimento de água a uma grande parte da população do Alentejo, especialmente perante a seca que se tem mantido nos últimos anos e que representa um grande desafio na produção agrícola, tendo transformado a paisagem da região com milhares de hectares de culturas como milho, olival e amendoeiras.

No que diz respeito à proteção ambiental, a extensão do transvase à Barragem do Monte da Rocha tem como objetivo assegurar que o rio Sado não fique sem água durante as piores secas. Além disso, a albufeira de Alqueva é vista como a principal solução para a escassez de água no Algarve. Estes plano, que tem Estudo de Impacto Ambiental em consulta pública até dia 29 deste mês, propõe a libertação de caudal no Guadiana e a subsequente captação no Pomarão, em Mértola, onde uma conduta com cerca de 40 quilómetros conduzirá a água para a Barragem de Odeleite.» in https://executivedigest.sapo.pt/noticias/seca-barragem-do-alqueva-esta-a-um-metro-de-atingir-a-cota-maxima/?utm_source=SAPO_HP&utm_medium=web&utm_campaign=destaques


(Alqueva atingiu a cota máxima)


#ambiente    #ecologia    #meteorologia    #cotamáxima    #água    #gestão

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover