02/04/24

Espaço - As erupções solares são poderosas explosões de energia conhecidas por impactarem as redes elétricas, sinais de navegação, comunicações via rádio e podem representar riscos para as naves espaciais e astronautas.



«Podia ter sido bem pior: erupção solar apagou ondas de rádio no Pacífico

Ejecção de massa coronal ionizou a parte superior da atmosfera terrestre, na semana passada; mas não houve o impacto que alguns cientistas temiam.

A parte superior da atmosfera terrestre, sobretudo na zona do Oceano Pacífico, levou uma espécie de abanão na semana passada.

Na quinta-feira, dia 28 de Março, houve uma forte erupção solar, relacionada com uma ejecção de massa coronal.

As erupções solares são poderosas explosões de energia conhecidas por impactarem as redes elétricas, sinais de navegação, comunicações via rádio e podem representar riscos para as naves espaciais e astronautas.

Esta explosão surgiu na parte inferior do Sol e foi tão forte que ionizou a parte superior da atmosfera terrestre.

Houve mesmo um apagão profundo de rádio de ondas curtas sobre o Oceano Pacífico.

A NASA classificou este evento como um de classe X1.1. “A classe X anota as explosões mais intensas, enquanto o número fornece mais informações sobre a sua força”, explica a agência espacial dos EUA.

No entanto, como lembra o Live Science, poderia ter sido bem pior. Cientistas temiam que está ejeção de massa coronal colidisse com a Terra e gerasse uma possível tempestade geomagnética – afetando satélites e outras infraestruturas.

Mas, logo no dia seguinte, na sexta-feira, a NASA comunicou que esse fenómeno vai de facto ocorrer, mas longe da Terra.

Sim, quem estava à espera do anunciado apagão da internet em Abril deste ano, misturando uma grande erupção solar com o eclipse previsto para a próxima segunda-feira… Parece que não vai acontecer (o apagão).

ZAP //» in https://zap.aeiou.pt/erupcao-solar-apagou-radio-593657


#espaço    #erupção    #solar    #ondas    #rádio    #pacífico    #sol

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover