03/04/24

Espaço - No dia 8 de Abril, a Lua vai ficar temporariamente entre o Sol e a Terra e o Sol ficará totalmente tapado pela Lua e vai ser noite durante o dia.



«Não há escola. O eclipse não deixa

Na próxima segunda-feira haverá eclipse solar total. Uns cancelam aulas por segurança, outros cancelam aulas para… ver o eclipse.

E que tal se, no primeiro dia depois das férias da Páscoa, o primeiro dia de aulas fosse… sem aulas?

É o que vai acontecer na próxima segunda-feira, por causa do eclipe solar total.

No dia 8 de Abril, a Lua vai ficar temporariamente entre o Sol e a Terra. O Sol ficará totalmente tapado pela Lua e vai ser noite durante o dia.

Canadá, EUA e México serão os países onde se vai poder observar o eclipse total.

Por isso, haverá escolas encerradas, ou no mínimo condicionadas, devido a esse fenómeno astronómico.

Há quem não tenha aulas por motivos de segurança. Em Montreal (Canadá), por exemplo. O portal CityNews avisa que, segundo os especialistas, as crianças são as mais afetadas na visão se olharem diretamente para o sol durante um eclipse.

Também estão em causa preocupações de deslocações: milhares de crianças a irem para casa, quando de repente fica tudo escuro na rua.

No México, o primeiro país a observar o eclipse total, este fenómeno que só se repete daqui a 20 anos origina o encerramento de diversas escolas. La Laguna, Nazas, Gómez Palacio e Lerdo não terão aulas – são as zonas onde o sol vai ficar mesmo totalmente tapado durante uns minutos.

Nos EUA, na Universidade do Texas, não haverá aulas para todos poderem ver o fenómeno. Não querem que os alunos percam esta oportunidade, lê-se na revista Newsweek.

Ainda nos EUA, Lorain (Ohio) será a zona que vai ver o eclipse total durante mais tempo. Resultado: não há quartos de hotel livres. E espera-se tal multidão que as autoridades locais aconselharam a população a comprar antecipadamente água, comida e combustível.

Para ver o eclipse mas, ao mesmo tempo, evitar problemas, é melhor não olhar directamente para o Sol (ou olhar com óculos especiais), não usar binóculos ou telescópios sem orientação especializada sobre o tipo de filtro que deve ser utilizado.

Este eclipse será parcial em Portugal. O próximo eclipse solar total está previsto para 12 de agosto de 2026 e será visível em vários pontos da Europa – em Portugal será quase total.

ZAP //» in https://zap.aeiou.pt/eclipse-cancela-aulas-593879


#espaço    #lua    #eclipse    #total     #américa     #eua    #ohio    #méxico

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover