05/04/24

Urbanismo - Cinco fatores originaram um rápido crescimento das cidades há 200 anos, mas depois vieram cinco grandes problemas.



«Os maiores problemas urbanos em 2024 são os mesmos de 1800

Cinco fatores originaram um rápido crescimento das cidades há 200 anos. Mas depois vieram cinco grandes problemas.

O século XIX ficou marcado, entre outros pontos, por um rápido crescimento populacional das cidades.

Cinco fatores foram essenciais para esse crescimento, que foi muito mais do que limitado à densidade populacional.

O primeiro é o mais óbvio: o crescimento natural das populações, que na altura se intensificou.

O segundo foi a industrialização, que protagonizou uma evolução significativa e marcante há 200 anos. As empresas instalaram-se nas cidades, perto de zonas portuárias ou de redes de transporte, perto dos organismos da administração pública, de bancos, mercados e feiras.

A imigração também teve um papel importante. Em dois contextos: o famoso êxodo rural (pessoas a deixar as aldeias e a agricultura para trabalharem na cidade e na indústria) e a imigração estrangeira (mão-de-obra excedentária de países mais pobres).

Por fim, o fascínio. Estava um “mundo novo” à espera da população, fascinada com as modernidades e com as comodidades da vida na cidade. As cidades, essencialmente na Europa, eram símbolos do progresso.

Mas esse progresso trouxe problemas.

Ao longo do século XIX o crescimento urbano foi tal que começou a aparecer cedo o primeiro grande problema nas cidades: falta de habitação. Foi aí que começaram a surgir os prédios, construção em altura. E os preços subiram como nunca – das rendas, dos terrenos, da própria construção. As pessoas rapidamente começaram a afastar-se dos centros urbanos e a viver nos subúrbios, ou arredores das cidades.

Não faz lembrar nada?

Outro problema que rapidamente se verificou: problemas de circulação. Dentro da cidade, para entrar na cidade e para sair da cidade. Eram precisos mais transportes públicos.

Não faz lembrar nada?

Também apareceram outros três grandes problemas, estes menos comparáveis com a realidade actual: abastecimento (a procura e o consumo aumentaram imenso), saneamento e saúde pública (eram raras as infraestruturas de saneamento e abundavam as doenças e epidemias) e ainda problemas sociais e psíquicos – más condições de vida, muita miséria, marginalidade, alcoolismo e muita prostituição nos bairros.

“Este aglomerado de 2.5 milhões de seres humanos num ponto (…). A indiferença brutal, o isolamento egoísta de cada um na busca do seu próprio interesse torna-se tanto mais repelente e ofensivo quanto mais estes indivíduos se amontoam”.

Palavras de Friedrich Engels, sobre Londres. 1845.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //» in https://zap.aeiou.pt/problemas-urbanos-agora-200-anos-594304


#urbanismo    #crescimento    #população    #circulação    #habitação

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover