19/12/18

Amarante Real - Em Real e muito próximo da igreja desta freguesia, situa-se o Alto das Cruzes, local diretamente ligado à iniciação desse assaltante de casas ricas, que se auto intitulava de distribuidor público, pelo facto de reservar uma parte dos seus assaltos para distribuir pelas famílias pobres desta região.



(Amarante, Real, Alto das Cruzes)

«Zé do Telhado 

Durante o movimento popular denominado "Maria da Fonte", que eclodiu em terras da Póvoa de Lanhoso, o concelho de Santa Cruz de Riba Tâmega alinhou ao lado das tropas do Visconde de Sá da Bandeira, contra as de Costa Cabral, uma luta que também ficou conhecida como Guerra da Patuleia. Aqui se destacou a força e coragem daquele que havia de vir a ser o mais célebre salteador do Norte de Portugal - José do Telhado. 

Em Real e muito próximo da igreja desta freguesia, situa-se o Alto das Cruzes, local diretamente ligado à iniciação desse assaltante de casas ricas, que se auto intitulava de distribuidor público, pelo facto de reservar uma parte dos seus assaltos para distribuir pelas famílias pobres desta região.» in http://www.vilamea.com/historia.php

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover