14/12/18

Amarante Câmara Municipal - Os trabalhos foram iniciados em março para dar cumprimento ao Plano Intermunicipal de Fogo Controlado da Serra da Aboboreira, elaborado em parceria com os municípios vizinhos de Baião, Marco de Canaveses e com a Associação Florestal de Entre Douro e Tâmega.



«Amarante retomou as ações de fogo controlado na Serra da Aboboreira

A Câmara de Amarante anunciou hoje ter recomeçado as ações de fogo controlado na Serra da Aboboreira, para prevenir a ocorrência de incêndios florestais.

Este ano, segundo a autarquia, já foram realizadas ações similares numa área de 130 hectares.

Os trabalhos foram iniciados em março para dar cumprimento ao Plano Intermunicipal de Fogo Controlado da Serra da Aboboreira, elaborado em parceria com os municípios vizinhos de Baião, Marco de Canaveses e com a Associação Florestal de Entre Douro e Tâmega.

Os técnicos credenciados e as equipas de sapadores florestais estão a acompanhar as ações que arrancaram na União de Freguesias de Bustelo, Carneiro e Carvalho de Rei.

Fonte da autarquia de Amarante indiciou que o objetivo da operação em curso na serra "passa pela prevenção da ocorrência de grandes incêndios, no sentido de evitar a sua progressão, possibilitando um combate mais seguro e eficaz".

As ações de fogo controlado na serra da Aboboreira estão a ser complementadas com operações de silvicultura preventiva, através da realização de faixas de gestão de combustível. As ações estendem-se também à vizinha Serra do Marão, no âmbito da candidatura da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa.

A serra da Aboboreira no limite nascente do distrito do Porto, compreende território dos concelhos de Amarante, Marco de Canaveses e Baião, dispondo ainda de importantes manchas florestais.» in https://www.dn.pt/lusa/interior/amarante-retomou-as-acoes-de-fogo-controlado-na-serra-da-aboboreira-10319005.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover