12/11/18

Ciência - O quilograma é uma das quatro unidades de medida básicas (juntamente com o ampere, o kelvin e o mol) que vão ser redifinidas já esta semana, na Conferência Geral de Pesos e Medidas (que decorre de 13 a 16 de novembro em Versalhes), naquela que será a maior revisão de sempre do Sistema Internacional de Unidades, desde a sua criação, em 1960.



«Um quilo vai deixar de ser um quilo

Para o comum mortal não vai fazer a mais pequena diferença (ninguém vai ficar nem com um grama a menos, nem vai interferir com as compras de bens ao peso), mas para a investigação científica estas alterações são cruciais.

O quilograma é uma das quatro unidades de medida básicas (juntamente com o ampere, o kelvin e o mol) que vão ser redifinidas já esta semana, na Conferência Geral de Pesos e Medidas (que decorre de 13 a 16 de novembro em Versalhes), naquela que será a maior revisão de sempre do Sistema Internacional de Unidades, desde a sua criação, em 1960.

O objetivo é definir estas quatro unidades em relação a constantes fundamentais e não arbitrárias, como tem acontecido até aqui.

Atualmente, o quilograma está definido em relação a um objeto, guardado a sete chaves num cofre em Paris: um quilo equivale à massa de um cilindro de platina-irídio, fabricado em Londres e guardado, desde 1889, em França. Só que, num século, este quilograma original perdeu 50 microgramas (os objetos podem facilmente perder átomos ou absorver moléculas do ar), o que torna difícil usá-lo para definir uma unidade de medida universal.

Para acabar com esta inconstância, o novo quilograma passará a ser definido com base em constantes naturais e a ser medido com a chamada "balança de Watt", que permite comparar a massa com a energia electromagnética. Esta forma de medição do quilo não se altera nem se danifica, ao contrário do que pode acontecer com um objeto.

O valor continuará a ser o mesmo, mas é calculado a partir da "constante de Planck", que tem um papel fundamental na física quântica.

Se esta mudança, agendada para maio do próximo ano, em nada afetará a nossa vida diária, para a investigação científica é de grande importância, dado o enorme nível de precisão de que os cálculos necessitam.» in http://visao.sapo.pt/actualidade/sociedade/2018-11-12-Um-quilo-vai-deixar-de-ser-um-quilo


(Forma de medir o Kilograma será redefinida)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover