«Há 28 anos, Ari Vatanen esteve perto de perder a vida na Argentina.
O acidente aconteceu logo pela manhã no segundo troço, depois de uma longa noite sempre a subir na direção de Buenos Aires.
O Peugeot 205 Turbo 16 saiu de estrada numa zona de declive. A estrada já estava praticamente seca das últimas chuvas, mas sob à sombra de uma árvore ainda havia uma mancha escorregadia sob a qual Ari passou a fundo. O carro descontrolou-se e levantou voo. O roll bar fez um esplêndido trabalho, mas os cintos do Ari deslocaram-se para o lado do navegador, tal a força do impacto.
Depois de vermos passar os carros no primeiro troço, o meu colega e eu já estávamos a caminho de Córdoba quando ouvimos as notícias. Tivemos um pressentimento que nunca mais veríamos Ari outra vez e precisámos de regressar para ver e perceber o que tinha corrido mal.
A prova estava lá. O Ari permaneceu, depois disso, ainda em perigo de vida durante algum tempo. Quatro dias depois, quando regressávamos a casa, já depois do rali terminar, vimos um avião-ambulância no aeroporto que aguardava que pudesse voltar a Paris.
Muitas vezes me perguntei porque nos chocou tanto este acidente. Algum tempo depois ouvimos os médicos dizer que Ari tinha, clinicamente, morrido no hospital, próximo do local do acidente. Mas não, ainda por cá anda.
Ano e meio depois do acidente voltou ao desporto motorizado, no Rali Paris-Dakar, onde venceu com a Peugeot em 1987, 1989 e 1990 e com a Citroen em 1991. Venceu em Pikes Peak, regressou ao WRC, passou pela Mitsubishi, Subaru, guiou o Ford Escort WRC e um Peugeot 206 WRC.
Em 1999 foi eleito para o Parlamento Europeu, sendo reeleito em 2004. Pelo meio ainda regressou ao Dakar e também disputou uma vez mais o Rali da Finlândia, terminando à beira do top 10.
Hoje em dia mantém-se pela política.» in http://autosport.sapo.pt/o-acidente-de-ari-vatanen=f112088#ixzz2S2xdiPe5
(Rally Legend Ari Vatanen *Dear God* 1:38 insane onboard 1983)
(Ari Vatanen pikes peak)
(Ari Vatanen story)
Sem comentários:
Enviar um comentário