02/08/12

Agricultura - Noventa e quatro projetos de desenvolvimento rural no Baixo Tâmega, públicos e privados, apoiados por fundos comunitários, deverão criar, até 2014, cerca de 200 postos de trabalho, disse à Lusa a entidade promotora!



«Baixo Tâmega. Projectos de desenvolvimento rural apoiados pelo PRODER criam 200 empregos

Noventa e quatro projetos de desenvolvimento rural no Baixo Tâmega, públicos e privados, apoiados por fundos comunitários, deverão criar, até 2014, cerca de 200 postos de trabalho, disse à Lusa a entidade promotora.

Segundo a fonte, o PRODER (Programa de Desenvolvimento Rural), no âmbito de dois concursos do subprograma 3, comparticipou com 7,6 milhões de euros projetos que representam um investimento global de 13 milhões de euros.,

Estes apoios incidem sobretudo em projetos de turismo e desenvolvimento rural, incluindo restaurantes e alojamento, valorização do património, zonas de lazer e equipamento sociais, em seis concelhos do designado “Douro Verde” (Amarante, Marco de Canaveses, Baião, Cinfães, Resende e Penafiel).

A Dolmen - Cooperativa de Formação, Educação e Desenvolvimento do Baixo Tâmega, entidade responsável pela análise das candidaturas neste território, aprovou recentemente o segundo pacote de candidaturas. O primeiro tinha terminado em outubro de 2010.

Ao conjunto dos dois concursos tinham sido apresentadas por promotores da região mais de 200 candidaturas, mas só 96 foram aprovadas, por terem sido as que apresentavam mais potencial.

Telmo Pinto, presidente da Dolmen, disse à Lusa que nos projetos do primeiro concurso “já foram praticamente realizados todos os projetos de investimento”. No segundo concurso, agora em vias de contratualização, acrescentou, já há alguns investimentos em curso, prevendo-se que todos estejam concluídos em 2014.

Além das várias microempresas e dos postos de trabalho criados, o responsável destaca a importância destes projetos, a maioria de pequena dimensão, na dinamização das economias locais e na promoção das potencialidades do território.

Telmo Pinto disse não ser fácil quantificar o retorno na economia conseguido pelo conjunto destes investimentos, mas disse estar certo que “representa muito para a região do Baixo Tâmega”, sobretudo num contexto económico de grande dificuldade.

“Estes projetos apresentam ações de valorização do território, tornando-o mais atrativo”, afirmou.

No segundo concurso, Amarante contou com 19 projetos aprovados, com um investimento superior a 2,6 milhões de euros. Seguem-se os concelhos de Baião, com 18 projetos, e Marco de Canaveses, com 10.

Em termos percentuais, os apoios podem chegar aos 75 por cento do total do investimento.

Além de empresas e instituições de solidariedade social, também foram contemplados alguns projetos apresentados por entidades públicas, incluindo de municípios, associações de municípios e juntas de freguesia.

O maior projeto contemplado é a ampliação do lar de idosos de Santa Cruz do Douro, Baião, num investimento de cerca de 400.000 euros.

A candidatura que se propõe criar mais postos de trabalho (17) foi apresentada pelo centro social de Alpendurada, Marco de Canaveses, representando um investimento de 80.000 euros.» in http://www.ionline.pt/boas-noticias/baixo-tamega-projectos-desenvolvimento-rural-apoiados-pelo-proder-criam-200-empregos

(Amarante Cogumelos)

(Amarante Porcos Bísaros)

(A agricultura em Portugal)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover